quinta-feira, 20 de junho de 2013

Absent/Minded – “Earthone” – 2013 - Metal Frankonia Produktionen (Importado)

Este é o segundo álbum deste quarteto alemão formado por Steve (vocal), Uuwwee (guitarra), Michael (bass) e Jürgen (bateria) que pratica um Sludge/Doom Metal que chega a lembrar os holandeses do Celestial Season, principalmente o trabalho “Solar Lovers” (1995).

Obviamente que a banda possui suas características e aqui o que impera é a densidade e a sonoridade mais soturna. Guitarras pesadíssimas, com afinação baixa e timbres sujos destilam riffs que dão o tom da melancolia das composições. Com bases/solos simples, a técnica não é prioridade da banda.

Influenciada também pelos mestres do Cathedral, a cozinha mostra consistência e não se faz de rogada. A bateria possui pegada e o baixo se destaca, não sendo apenas um coadjuvante, dando ainda mais peso às músicas. Os vocais de Steve são guturais, o que é mais um atrativo.

Obviamente que o andamento das composições são arrastados, mas nada perto do quase parando. Há algumas tonalidades fúnebres e um clima sorumbático, como pede o Doom Metal. Apesar da média de 7 minutos, as músicas não cansam o ouvinte, mais um mérito da banda.

Destaque para The Usnare, Arktic, a instrumental Greed Has Poisoned Mens Souls (que acompanha parte do discurso de Chaplin no filme o Grande Ditador de 1940) também merece menção, além da triste faixa título que fecha o trabalho em grande estilo. Um bom disco de um estilo que deveria ser ainda mais explorado. Vale lembrar que o álbum será lançado no dia 12 de julho.


8,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário