quarta-feira, 12 de junho de 2013

Iced Earth – “Live in Ancient Kourion” – 2013 – Shinigami Records (Nacional)

Não bastasse o lançamento do ótimo álbum ao vivo dos italianos do Rhapsody Of Fire, a Shinigami Records nos presenteia com esse lançamento dos mestres americanos do Power Metal.

Gravado no Live in Ancient Kourion, em Limassol, no Chipre, este trabalho duplo foi mais que um desafio para a banda. Afinal, o novo vocalista Stu Block (Into Eternity) poderia mostrar ao mundo seu valor, além de que o exigente líder da banda Jon Schaffer mostrara que tudo vai bem, obrigado.

Aliás, tocar ao vivo é o que o Iced Earth sabe fazer. Jon é sem dúvida um dos principais criadores de riffs que aliam o Power e o Thrash Metal de uma forma bem particular, daquele tipo que no primeiro acorde você já identifica. A banda está tinindo, afinal o guitarrista Troy Seele sola como poucos, e a cozinha formada por Luke Appleton (baixo) e Raphael Saini (bateria) soa coesa e precisa.

Mas, sem dúvidas a atenção está voltada para Stu, e o cara mata a pau. Sem sentir pressão por substituir dois monstros do naipe de Matthew Barlow (o queridinho dos fãs) e Tim ‘Ripper’ Owens, o cara mostra uma versatilidade impressionante. Principalmente ao interpretar as canções que gravou no álbum “Dystopia” (2011).

Sim, a voz do cara soa bem parecida com a de Barlow nas canções gravadas pelo antigo vocalista, mas isso não é um problema. Pelo contrário, é a mesma coisa quando um guitarrista ou um baterista tenta manter a essência original ao substituir outro músico em uma banda.

Jon ainda se destaca nos ‘backing vocals’. É impossível ficar incólume diante de canções como Dystopia, Burning Times, I Died For You, Dracula, Tem Thousand Strong, Anthem, Melancholy e Watching Over Me. E ainda não viajar em faixas épicas como Damien e Dante´s Inferno. De tirar o fôlego.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records