quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rinoceronte – “O Instinto” – 2013 – Independente (Nacional)

O Rinoceronte é de Santa Maria/RS e “O Instinto” é o seu segundo full-lenght. Formado por Luiz Henrique 'Alemão' (bateria), Paulo Noronha (vocal/guitarra) e Vinicius Brum (baixo/vocal), a banda já lançou um EP, um single, além do primeiro disco “Nasceu”, que saiu em 2010.

A banda canta em português e investe em uma sonoridade que mescla o Classic Rock setentista com o Stoner Rock atual, além da psicodelia habitual e até obrigatória neste tipo de sonoridade. Com letras simples, mas muito inspiradas, o som da banda demonstra um bom equilíbrio e certa suavidade.

Se você espera algo sujo, típico do Stoner, desencane. Há certa dose de técnica e as músicas são executadas com maestria. As guitarras de Paulo possuem um timbre não tão sujo, com peso na medida certe e despeja bons riffs e solos. A cozinha manda muito bem e dá suporte suficiente às composições.

Os vocais de Paulo em dueto com os backing vocals de Vinicius são a cereja do bolo. Sem exageros, a interpretação é serena, mas emotiva. Destaque para as composições Chemako, Quanto Mais Vive, Futurista e Qualquer Lugar (confira o clipe no final da resenha).

Com uma capa que lembra as artes do Pink Floyd, o trabalho gráfico segue os padrões da música e sabe ser simples, porém de muito bom gosto. Se você aprecia um som acessível que sabe sobrepor o ‘feeling’ à técnica, não deixe de conferir esse trabalho. A música independente agradece.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário