segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Escarnium – “Excruciating Existence” – 2012 – Distro Rock Records (Nacional)

Após quatro anos de fundação, e lançar 1 demo, 1 EP e 2 Splits, os soteropolitanos do Escarnium chegaram ao seu primeiro full-lenght, este “Excruciating Existence”. Atualmente com cinco anos de estrada, o quarteto baiano ainda divulga seu debut e sabiamente.

Sem exagero nenhum, podemos afirmar tranquilamente que o Escarnium é um dos maiores representantes do Death Metal baiano e, por que não, do Brasil. A banda bebe na fonte ‘old school’ do estilo, mas consegue manter uma aura atual em suas composições, e o melhor, está longe de ser ‘plastificado’.

Com um trabalho orgânico e uma boa produção a banda consegue fazer um som extremo, mórbido, maléfico e obscuro. A morbidez se faz presente nos ótimos riffs de guitarra que ainda destilam bons e simples solos. Baixo e bateria possuem coesão e seguram a onda de boa.

O vocal gutural de Victor Elian (também guitarrista) lembra bastante os vocais de Mike Saez (ex-Incantation, Deathrune). Outro fator que chama atenção é a variação rítmica. Apesar de soar brutal a todo o momento, o som da banda alterna momentos mais ‘calmos’ com alguns mais velozes, como pede o bom Death Metal.

Difícil mesmo seria destacar apenas algumas faixas dentre as nove que compõem o trabalho. Se estiver com pressa e precisar de uma referência, ouça Salvation Through Zyklon-B ou a faixa título. O Escarnium prova que o Brasil é sim o país do Metal, mas principalmente do Death Metal. A gente agradece.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records