terça-feira, 20 de agosto de 2013

Helllight – “No God Above, No Devil Below” – 2013 – Solitude Prod. (Nacional)

Mesmo tendo fieis seguidores e bandas de excelente qualidade, o Doom Metal ainda é um estilo subestimado na cena metálica brasileira. E de longe, de longe mesmo temos tido bandas de qualidade como Mythological Cold Towers, Pentacrostic, Eternal Sorrow e o Helllight.

Após um EP recheado de covers, lançado em 2011, a banda retorna com seu quarto full-lenght, este magnífico “No God Above, No Devil Below”. Mais do que nunca, a banda reduzida ao duo Fabio de Paula (vocal/guitarra/teclado) e Alexandre Vida (baixo), está cada vez mais calcada no estilo e em suas facetas.

Tanto que neste trabalho temos elementos que vão do Funeral Doom Metal que fez a fama da banda, passando pelo lado mais épico e enraizado do estilo até os belos arranjos do Symphonic Metal. Tudo distribuído em uma introdução e sete composições soturnas e agonizantes.

Com uma boa produção, a cargo de Fabio, a banda destila tudo que o estilo pede em faixas longas, com climas soturnos e andamento quase parando. Em se tratando disso é importantíssimo que a coisa não desande e canse o ouvinte, e isso a dupla faz com maestria.

Os arranjos perfeitos de teclado contrastam com o peso das guitarras distorcidas, enquanto o baixo dá todo suporte necessário sem ser um mero coadjuvante, além de ótimos solos e melodia na medida certa. Os vocais guturais são um charme à parte e a incursão de vocais limpos rememora às raízes do estilo.

Não serei injusto em destacar apenas algumas composições, já que o conjunto da obra é digno de tal nota. O fato é que não há nada de novo no Doom Metal praticado pela banda, mas sim uma ostentação a um dos estilos mais belos e obscuros do Metal, de forma digna e competente.


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário