terça-feira, 6 de agosto de 2013

Reign Of The Architect – “Rise” – 2013 – Pitch Black Records (Importado)

O guitarrista israelense Yuval Kramer (Amaseffer, Dark Serpent) encabeça o Reign Of The Architect, banda que se iniciou como um projeto em 2008 com o baterista mexicano Mauricio Bustamante (Evagelium), mas se solidificou em 2012. Ao seu lado, como membros fixos, Davidavi (Vidi) Dolev, Tom Gefem e Denise Scorfits (vocais), Nativ Kedem (baixo), Nina Vouraki (teclado) e Yuval Tamir (bateria) o ajudaram a conceber este primeiro trabalho “Rise”.

O trabalho conceitual traz em sua sonoridade elementos do Prog e do Symphonic Metal em forma de Opera Metal, algo como o brasileiro Soulspell e o Avantasia o faz. E as participações aqui também são de peso, afinal Jeff Scott Soto (vocal, ex- Yngwie Malmsteen, WET, Talisma, Axe Rudi Pell), Mike LePond (baixo, Symphony X),  Joost Van Den Broek (teclado, After Forever, Ayreon) dentre outros músicos fazem participação especial no álbum.

A qualidade das composições impressiona desde o início com Differente Heart e Hymn To Loneliness que mostram interpretações bem emotivas, ótimos arranjos e até influências da New Age, principalmente na última citada, com uma belíssima interpretação de Denise.

É interessante notar que “Rise” se inicia com uma pegada mais tranquila e as faixas vão ganhando peso no decorrer do trabalho. Peso, aliás, que se faz presente de forma maciça, mesmo com as boas doses de melodia das composições e os arranjos orquestrais bem complexos.

Destaco ainda faixas como Distant Similarities, a pesada As The Old Turns To Sorrow e We Must Retaliate, que conta com a participação de Soto. Se você é fã de Operas Metal, sem sombras de dúvidas deve ouvir este trabalho que é bem detalhista e muito bem executado. Vale à pena conferir.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário