quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Universal Theory – “Mystery Timeline” – 2013 – Metal Hell Records (Importado)

Hoje em dia, projetos como este têm se tornado comuns. Muitos deles soam como uma massagem de ego e de certa forma pretensiosos, o que não é o caso do Universal Theory, felizmente. Encabeçado pelo músico espanhol Jesus Pinilla, este projeto se envereda por diversos gêneros e subgêneros do Rock/Metal e é baseado em uma ideia: “El Placer De La Búsqueda” (O Prazer Pela Busca, em uma tradução livre).

Ao lado do multi-instrumentista e cantor temos a cantora María José Martos que colabora com seu talento ímpar em algumas músicas. O trabalho apresentado transita pelo Ambient Music, Atmospheric, Gothic e Metal de forma tranquila e sem soar esdrúxulo.

Músicas bem arranjadas, com uma veia Space Rock, com sintetizadores na medida certa se aliam a bem equilibradas bases de guitarra. O clima é na maior parte melancólico e viajante, mas nada que se aproxime do que costumamos chamar de Doom Metal.

Momentos mais ‘clean’ se destacam em faixas como Grand Mystery e Maybe. Enquanto os mais agitados ficam por conta de Let Your Desires, Turn Me On e What Dreams Hide, sendo que nesta última, a vocalista María José mostra sua real e potente voz em um show de interpretação.

“Mystery Timeline” conta com uma boa produção, de certa forma moderna e com instrumentos muito bem timbrados. A sonoridade contida no álbum pode sofrer alguma resistência de início, mas é o tipo de trabalho que se descobre ainda mais em várias audições. Uma boa pedida.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário