sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nervochaos – “17 Years of Chaos” – DVD/CD – 2013 – Cogumelo Records (Nacional)

Nada mais digno que um lançamento como este para discorrer sobre o legado do Nervochaos. Afinal, a banda capitaneada por Edu Lane, é uma das mais representativas do underground nacional e um dos maiores nomes do Death Metal da atualidade. Portanto, nada mais do que merecido.

E o trabalho é uma beleza sem fim. O Boxed Set traz dois DVD’s e um CD que detalhadamente contam a história da banda, além da gravação e turnê do último CD de estúdio “To The Death”, lançado em 2012. Tudo em uma embalagem especial, de capa dura com um livreto extremamente informativo nos idiomas português e inglês.

O primeiro DVD conta a história da banda de forma minuciosa, com uma boa edição e um dinamismo que prende sua audiência do começo ao fim. Depoimentos de músicos consagrados (tais quais como Vitor Rodrigues do Voodoopriest, Pompeu e Dick Siebert do Korzus, Eregion do Unearthly, dentre outros) discorrem sobre a história da banda desde seus primórdios (pós-Siegrid Ingrid) até os dias atuais.

Interessante mesmo é ver os depoimentos dos ex-integrantes, contando desde às peripécias e bebedeiras do início de carreira, passando pela mudança de estilo e temática que culminou no Death Atual do grupo, a postura profissional que adotaram com o tempo, até os vários problemas de formação que perseguiu o Nervochaos durante a maior parte de sua existência.

Um ponto positivo que mostra o porquê de o Nervochaos ter um forte alicerce, é que mesmo com os diversos problemas de formação, todos seus ex integrantes não demonstram mágoa e sim muito respeito por terem feito parte da história da banda.

O segundo DVD traz detalhes sobre a gravação do último trabalho “To The Death”, que praticamente colocou a banda no seu devido lugar no underground. Também muito detalhado, o vídeo mostra a turnê de divulgação do último disco, com tudo que envolve uma ‘tour’, ou seja, hospedagens (nem sempre tão confortáveis), festas de backstage, passagens de som, montagem de palco e estrada.

Mais depoimentos, dessa vez de nomes como Cherry (Hellsakura), Jão (Ratos de Porão) e Zhema (Vulcano), que participaram do último disco, além do guitarrista Ralph Santolla (ex-Death, Obituary, Deicide) e Alex Azzali, que fez o trabalho de mixagem e masterização do CD. Intercalado entre depoimentos, imagens da turnê e faixas ao vivo, o segundo DVD ainda traz um clipe para a polêmica faixa Pure Hemp, além de um clipe ao vivo para Cold Feelings.

O CD traz uma apresentação ao vivo da banda no Hangar 110, em São Paulo, durante a turnê do álbum “To The Death” e mais faixas das 3 demos da banda. A falta de áudio da galera tirou um pouco do charme do disco, mas jamais irá tirar o brilho e significado desse material histórico. Simplesmente pra eternidade.


9,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records