sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Idensity – “Chronicles” – 2013 - Send the Wood Music (Importado)

Hoje em dia é muito difícil encontrar bandas originais dentro do Metal em geral, até porque nos últimos anos surgiram milhares de bandas, gravar um disco se tornou fácil e a criatividade não tem sido tão intensa entre músicos e compositores. Mas, por outro lado, muitas bandas resolveram difundir subgêneros, sendo que algumas o têm feito de maneira estupenda (outras nem um pouco).

Os franceses do Idensity se encaixam nesta classe competente. “Chronicles” é o segundo disco da banda e traz em sua temática a crença por mitos sobre o fim da vida. E realmente o que a banda transmite com sua música é algo cinematográfico que serve de trilha sonora para essas crônicas.

As composições transitam por diversos caminhos chegando a um único destino: uma música densa, encorpada e de ótima qualidade. Os elementos dentro do Metal aparecem através do Death Metal, Prog Metal, Gothic Metal. Tudo isso se mistura a orquestrações, passagens clássicas e eruditas.

Instrumentos como violino, cítara e erhu (instrumento chinês) são incrementados às músicas e não tira o peso e a agressividade das composições em momento algum. Riffs carregados e melodia na medida certa dão a tônica do disco. O trabalho vocal alternando guturais com limpos e com coros e vocalizações femininas (poucas vezes) é sensacional e merece menção especial.

Todo o disco demonstra um equilíbrio imenso dentre as composições, mas, como um pormenor, chega a ser burocrático às vezes (talvez 11 faixas com média de 5 minutos tenha colaborado com este fator negativo). No mais, a produção é excelente, com mixagem a cargo de Dan Swäno e a arte da capa é belíssima.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário