terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Monachus – “Below” – 2013 - Alerta Antifascista Records (Importado)

Segundo álbum deste quarteto sueco, “Below” merece algumas ressalvas antes de o leitor desistir de ler a resenha. Primeiro: o álbum merece ao menos três audições para ser compreendido. Segundo: isso se dá devido às composições serem incomuns e complexas, mas não no sentido técnico da coisa.

Afinal, os caras mesclam os estilos mais incompreendidos dentro do Rock/Metal. Na sonoridade da banda você pode encontrar elementos que vão desde o Doom Metal, passando pelo Sludge, Stoner e por aí vai. Composições longas (tanto que são apenas 4 no álbum todo), pesadas e que alternam momentos angustiantes, sujos e arrastados com um pouco de ‘viageira’.

As guitarras são sujas quando o som soa pesado. Há passagens leves, que eleva a calmaria, mas que logo descamba para o peso. No geral, toda a ‘mistureba’ acaba se consolidando em um som de difícil compreensão, mas, assim que assimilado, se torna interessante.

É difícil destacar algo dentre apenas 4 composições. Mas devo ressaltar que Waves e Curse, primeira e segunda respectivamente mostram um Monachus mais agressivo. Enquanto Circles e Onward, que fecham o disco pendem para um lado mais Doom e viajante. Complexo.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário