quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Electric Blues Explosion – “Strenght To Go On” – CD/DVD – 2013 – Independente (Nacional)

Simplesmente esplêndido este trabalho do quarteto gaúcho Electrict Blues Explosion! Coisa de gente grande mesmo, com total conhecimento de causa. Desde 2006 na ativa, o grupo investe no Blues/Rock (como o nome já denuncia) e ainda incrementa elementos de outros estilos em suas composições.

O belíssimo trabalho de guitarras a cargo de Rodrigo Campagnolo (também vocalista) que utilizou 6 e 12 cordas, com linhas simples se alternando com algumas mais complexas que beira o progressivo e solos brilhantes, não é o único destaque do álbum.

A cozinha precisa e variada da dupla Nino Henz (baixo) e César de Campos (bateria) se sai muito bem, mostrando certa independência em alguns momentos. Assim como os arranjos de teclados e órgão de Graziano Anzolin, que nos remete diretamente aos clássicos dos anos 70 e estão perfeitamente encaixados.

Todas as composições se destacam tanto por serem, de certa forma, distintas mas mostrarem características próprias. A faixa título que abre o trabalho mostra exatamente aquilo que você imagina da banda. Um baita Blues/Rock que já te pega de imediato.

Dranwned Again conta com elementos de Funk e já é o primeiro exemplo de versatilidade do Electric Blues Explosion. Just Fine mostra a veia Rock and Roll, enquanto uma aura Southern Rock paira sob For So Long. Isso só pra resumir qual é a da banda.

Indo para o DVD, que foi gravado na sala de teatro Prof. Valentin Lazarotto, Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, mais um acerto em cheio. Nada como uma sala de teatro pra deixar ainda mais intimista um show do tipo. O show traz músicas dos dois discos da banda com depoimentos intercalados dos músicos contando a história de algumas músicas apresentadas.

Com uma ótima captação de imagem, o DVD traz uma banda extremamente coesa que é observada por uma plateia atenta, que está ali para apreciar mesmo a apresentação. Nos extras, as opções de assistir apenas o show (sem depoimentos) e vice-versa, além do making of, foi uma sacada genial.

Realmente um trabalho memorável e surpreendente que merece atenção de todos que apreciam a boa música. O disco, assim como vem acontecendo com vários músicos/bandas do Rock/Metal da cidade, contou com o apoio da Financi Arte (projeto que auxilia a cultura local) da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Beira a perfeição!


9,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário