terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Wagner Gracciano – “Across The Universe (The Beggining and The End)” – 2013 – Independente (Nacional)

Impressionante como tem surgido guitarristas lançando CD´s solos no Brasil e, mais surpreendente ainda, é a distinção de estilos que muitos deles vêm mostrando, o que prova que temos músicos de qualidade por aqui. Com o goiano Wagner Gracciano não é diferente.

O guitarrista, somente pelo seu histórico que conta com graduação e passagem por diversos gêneros musicais – onde o Jazz sempre foi mais forte – mostra um talento incomum e uma abrangência infinita de elementos em suas composições. Virtuose se une a simplicidade, que dá espaço à pura técnica e que possui uma melodia cativante.

As composições possuem passagens que vão desde o Heavy Metal, passando pelo Rock, Progressivo, Jazz, Fusion, Erudito e até Lounge Music. Algumas composições como Act III – The Government of Evil and the Birth of the Good (que faz parte de uma peça de quatro atos) mostra muito peso e melodia, com riffs carregados e solos memoráveis.

As A Prayer é uma viajante balada com cara de Blues, típica de uma trilha sonora de filme romântico. É impressionante os arranjos dessa canção que conta com belos arranjos vocais. Chaotic World é outra belíssima composição onde o sax encaixado caiu como uma luva.

Há muita coisa pra se explicar neste belíssimo trabalho, abrangente e de ótimo bom gosto. E o interessante é o espaço que Wagner dá aos seus músicos de apoio, pois a participação dos mesmos não se restringe em apenas abrir alas para o guitarrista, mas sim complementar as músicas do álbum. Ótimo disco!


8,5


Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário