terça-feira, 25 de março de 2014

Apoteom – “Alienation” – 2013 – MS Metal Records (Nacional)

Formada em 2010, a banda gaúcha Apoteom conta na sua formação com Pedro Ferreira (vocal/guitarra), André Gonçalves (guitarra), Maurício Torres (baixo) e Pedro Castro (bateria). “Alienation” é o primeiro trabalho do quarteto que desde seu ano de fundação vinha trabalhando em músicas próprias.

A sonoridade investida é um Groove Metal com referência em nomes mais atuais como Trivium, Lamb of God e Chimaira, além de uma pegada Heavy Metal. Composições interessantes com outras mais comuns dão a tonalidade do trabalho, mostrando uma banda competente.

O pecado de “Alienation” fica por conta da produção, que ficou a cargo da própria banda. O som está embolado e a impressão que se dá é que a coisa vai se acertando no decorrer das faixas, lembrando muito o que acontece em apresentações ao vivo. O som abafado também contrasta com a pegada técnica da banda, já que algo mais límpido casaria perfeitamente com a sonoridade imposta.

Os bons riffs e solos de guitarra ficaram prejudicados por isso. O baixo aparece bem e cumpre seu papel fundamental no gênero que a banda resolveu seguir. As mudanças de andamentos e quebradas também faz com que o som não seja repetitivo e agrada imensamente.

As composições não se sobressaem muito uma sobre a outra, mas as faixas Social Contract e Alienation podem ser consideradas ‘hits’. Destaque também para a bela capa atípica e que chama atenção de cara. Não se trata de um disco ruim, longe disso, mas que é prejudicado pela produção. Nada que possa ser consertado numa próxima empreitada.


7,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário