quarta-feira, 12 de março de 2014

Arte News

ANTHARES: banda fecha com Mutilation Records
O Anthares fechou com a Mutilation Records, selo paulista de Metal Extremo, a parceria para o lançamento do disco “O Caos da Razão”, e agora faz parte do Cast do Selo. O disco será lançado primeiramente em CD, e provavelmente em vinil. Aproveitando o impulso dessa nova parceria, A Mutilation Records, juntamente com o Selo METAL MAXIMUS, fará um relançamento de luxo, do álbum ”No Limite da Força”, em vinil, na cor azul.

EXECUTER: Thrash Metal brazuca no maior festival de Portugal
Chegando a hora de visitar o Velho Mundo, o EXECUTER anuncia a confirmação de um de seus principais shows. O grupo foi confirmado no festival português SWR Barroselas Fest.
Na edição deste ano, décima sétima, as atrações principais ficam por conta das bandas Metal Church, Discharge, Hirax, Misery Index, Gorguts, entre outras. O festival acontece entre os dias 23 e 26 de abril.
O EXECUTER viaja para a Europa para promover seu novo disco, ‘Helliday’. O álbum foi gravado no estúdio Pínola, em Amparo/SP. A arte foi desenvolvida pela artista Giovanna Guimarães. Uma música foi disponibilizada, confira:
A banda viajará no mês de abril de 2014, para aproximadamente 20 datas. Mais informações e novas datas logo serão apresentadas.
Contato para shows e merchandise: executerthrash@hotmail.com
Sites Relacionados:

YEKUN: Vocalista gravará música nova com o Melody Monster
Além de participar no tributo ao Melody Monster com sua banda YEKUN, o vocalista JP Carvalho também gravará uma música inédita com a banda homenageada.
“Pra mim é sempre um grande prazer e uma honra poder fazer algo com os caras do Melody Monster, sempre fomos grandes amigos e eles são e sempre serão uma grande influência” – comenta JP.
Já no tributo o YEKUN fará uma versão para a música ‘Moleque Pobre’.
Em 2004 o grupo crossover/metal/punk, Melody Monster, lançou um álbum que dez anos depois, continua atual, relevante e inspira punks, headbangers e qualquer outra manifestação de estilo calcada no “Faça Você Mesmo”. Estamos falando do disco ‘Desordem’, nada mais atual para os dias de hoje.
Entre as bandas confirmadas no tributo estão: Atos de Vingança, Cannibal Coffee, Lado Leste Alerta, Crown of Pain, Cerberus Attack, Subser, Gasoline Special, Kick2Hell, Autogestão, Crônicas Marcianas, Perangkai Kembang Serija (Indonésia), TRNSPR, Juventude Maldita, Grinding Reaction, Kranko e claro, o YEKUN.
Mais informações sobre o tributo, assim como capa, tracklist completo e data de lançamento.
Paralelamente a homenagem aos amigos do Melody Monster, o YEKUN também prepara seu debut e já adianta, “será mais pesado, psicodélico, experimental, extremo e tradicional” – coisas do YEKUN.
Lembrando que o primeiro trabalho do grupo, o EP ‘Inside My Headache’, está disponível para download gratuito pelo link:
Ouça uma música:
Contato para shows e merchandise: yekunmusic@gmail.com
Sites Relacionados:

SOUTH LEGION: Álbum completo disponível para audição gratuita
Muito perto do lançamento físico de seu primeiro trabalho, o SOUTH LEGION disponibiliza, de forma gratuita, a audição de ‘From The Spilled Blood’.
O disco foi gravado, mixado a masterizado por Roger Fingle no estúdio Nitro, em Caxias do Sul/RS. A produção ficou a cargo da banda e Raul Misturada.
Recentemente o SOUTH LEGION também lançou o primeiro videoclipe retirado do álbum. A música escolhida foi ‘La Pampa’:
A banda tem como principal característica a habilidade de misturar Metal Extremo (leia-se Death e Black Metal) à música regional dos pampas, isso se inclui a parte lírica, formando algo inusitado e único.
‘From The Spilled Blood’ será lançado em formato físico pelo selo Cianeto Discos (www.cianetodiscos.com.br).
Contato para shows e merchandise: southlegion.contact@gmail.com
Sites relacionados:

HIBRIA: Shows ao lado do Crucified Barbara e Kiara Rocks
Para os fãs de algumas capitais brasileiras que estão aguardando por um show do HIBRIA a espera está perto do fim. A banda confirmou que fará três shows da turnê do CRUCIFIED BARBARA, que também contará com o KIARA ROCKS.
Os shows acontecerão em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo nos dias 18, 19 e 20 de abril respectivamente. CRUCIFIED BARBARA e KIARA ROCKS também farão Porto Alegre no dia 17 de abril.
Outras datas do HIBRIA estão sendo confirmadas pelo Brasil e serão divulgadas em breve. Produtores interessados em levar a banda para sua cidade, podem entrar em contato pelo e-mail shows@hibria.com.
Os shows são parte da divulgação do álbum “Silent Revenge”, lançado em 2013 e tido como um dos melhores do ano por vários meios de imprensa especializados.
“Silent Revenge” também recebeu dois videoclipes, que podem ser assistidos abaixo:
Sites relacionados:

THRONE: Música de vindouro álbum está disponível para audição
O THRONE acaba de disponibilizar uma primeira música retirada de seu novo álbum para audição, a música recebe do título de ‘Ave Lucifer’.
O álbum intitulado ‘Praeclarum Regnum Luciferi’, tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2014. O material já teve a capa liberada, e o vocalista Allocer explica sobre a escolha do título do CD: “A escolha do nome título do álbum foi mais focado em nossas temáticas, e significa ‘Reino Glorioso de Lúcifer’, em Latim, deixando clara a proposta da banda.”
O álbum foi gravado no Estúdio Lau onde o THRONE segue na produção e finalização do trabalho.
Contato para shows e merchandise: hordathrone@gmail.com
Sites relacionados:

HELLMOTZ: Confira vídeo das gravações do baixo
Seguindo o cronograma de publicação de vídeos da gravação do seu debut album, o HELLMOTZ nos apresenta o vídeo com as gravações do baixo, confira:
Recentemente, a banda liberou também um vídeo com as gravações da bateria. Assista:
As gravações e produção estão sendo feitas no estúdio Anúbis Homestudio com o produtor Aldo Carmine, que também já produziu RHEVAN, SHADOWS LEGACY, entre outros.
Para quem ainda não conhece o HELLMOTZ, em seu som podemos sentir influências do Thrash e Death Metal, que se misturam com música sulista americana, Country e mesmo da cultura regional de seu estado, o Mato Grosso do Sul.
Confira uma música:
Contato para shows e merchandise: hellmotzsouthernmetal@gmail.com
Sites relacionados:

MORDAZSE: apresentação em março com os suecos do Steelwing no Recife Assault Fest
Os thrashers recifenses da banda Mordazse irão se apresentar no dia 28 de março ao lado dos suecos do Steelwing em evento que contará também com as bandas Fleshout, Embryonica e Reliziun.
O evento será realizado no Vapor 48 Club situado na Praça das Cinco Pontas, 500, Recife e os ingressos para prestigiar o espetáculo custam R$ 25,00 (antecipado mais CD brinde) e portaria R$ 30,00, os ingressos também estão disponível na loja Disco de Ouro, Bairro da Boa Vista. O evento começará pontualmente as 21 horas.
Para obter mais informações sobre o evento acesse https://www.facebook.com/events/503488149760800/?fref=ts
Assista abaixo ao vídeo clipe de "Midnight" da banda Mordazse
Links relacionados
Site oficial: http://www.mordazse.com
Mordazse - contato para shows/entrevistas/merchandise: rivendellpressradio@gmail.com

SCREAM METAL PRESS: Fecha parceria com Web Rádio Rock Nation
A Scream Metal Press fechou na última semana uma parceria com a Web Rádio Rock Nation. O cast da Scream Metal Press terá uma hora diária na programação da Web Rádio e o quadro chama-se “Momento Scream Metal Press”.
O quadro vai ao ar diariamente às 10h (segunda, terça, quinta e sábado) e às 11h (domingo, quarta e sexta). Para ouvir a programação da Rock Nation, basta acessar: http://www.radiorocknation.com
Conheça as bandas que fazem parte do cast da Scream acessando: http://screammetalpress.com.br/artistas
Links Relacionados:

SHOW HISTÓRICO, GRITANDO HC & OLHO SECO dividindo o mesmo palco
A Loja do Metal e o Vip Bar trazem pela primeira vez pra cidade de Itapira/SP, dois dos maiores nomes do Punk/Hardcore nacional.  Trata-se das bandas “Gritando HC” fazendo uma turnê comemorativa de 20 anos de carreira e da lenda viva “Olho Seco” com 33 anos de carreira. Um momento histórico para as bandas e principalmente para o público. A abertura do evento ficará a cargo da banda Ruraw Punk e o encerramento por conta da banda D.N.R.
GRITANDO HC
O Gritando HC foi formado oficialmente em 1994, mas desde 1992 já estavam criando os primeiros acordes nas garagens dos amigos, junto com Donald, Lê(Vocais)pouco tempo depois entra Ritie (Baixo) Dio (Guitarra) que foi a formação  que originou a demo tape da banda , e foi nesse formato que foi lançado o primeiro registro com quase 1000 Demos circulando pela cena nacional.
A banda fez parte de programas importantes como  Musikaos, Ultra-Som MTV, alguns programas do João Gordo entre outros programas de radio pelo Brasil e com matérias importantes em revistas como Tribo Skate sendo capa e matéria  sobre o resgate da  cena   skate punk no país , revista Trip participando de coletâneas da revista  , programas da Web e  temas de musica que são usados em programas de esportes radicais entre outras .
Foram convidados a dividir o palco com bandas nacionais e internacionais de suma importância que contribuíram e fizeram história por várias gerações e que influem até hoje como Ratos De Porão, Misfits, Olho Seco, Varukers, Dead Kennedys, shows memoráveis que nunca serão esquecidos.
A banda durante a turnê comemorativa de 20 anos estarão tocando as musicas que fizeram parte de sua história e esse ano disponibilizarão na  web as musicas do novo álbum para lançamento ainda esse ano e gravando cenas para o DVD-Documentário com lançamento previsto pra 2015 .
A mensagem deixada no encarte do álbum Ande de Skate e Destrua dizendo:
“A todos que curtem o Gritando e que vão ao nosso show, subindo no palco, levando o cabo do microfone no pé, pisando no pedal da guitarra, fazendo do palco o Kaos, se jogando no Mosh nesta Terra da Garoa, nosso Muito Obrigado” justifica bem a intensidade e a energia do Gritando HC correspondida pelos fãs."
Atualmente o Gritando HC conta com: Lê (Voz ), Dio (Guitarra e Voz), Ritchie (Baixo e Voz) e Tony (Bateria)
OLHO SECO
OLHO SECO banda paulista formada em 1980, lançando seu primeiro material (compacto) “Botas, Fuzis, Capacetes” em 1981/82. Participou do Festival “O Começo Do Fim Do Mundo” em 1982 realizado no SESC  Pompeia em São Paulo, curadoria feita por: Antônio Bivar e Callegari (Inocentes). Participou também do primeiro disco deste gênero ao lado das bandas “CÓLERA” e “INOCENTES”.
Sendo bastante reconhecidos na EUROPA/USA, em 1999 fez uma turnê de  45 dias pela  Europa: Holanda, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslovênia, Suécia, Itália, Espanha, Portugal...
Em 2012 participamos da comemoração de 30 anos do primeiro Festival realizado no SESC POMPEIA com o nome de “O Começo do Fim Do Mundo”, agora com o nome de “O Fim Do Mundo... Enfim”. Curadoria feita por Clemente (Inocentes) e assessoria de Antônio Bivar,  uma banda que iria lançar somente um compacto e acabar não foi possível, porque o publico falou mais alto, por essa razão o Olho Seco está na estrada à 33 anos...
A nova formação do Olho Seco é:  Fabio Sampaio (Vocal), Ricardo Quatrucci (Guitarra), Fabio Braga (Baixo) e  Luiz Corrêa (Bateria).
RURAW PUNK
Ruraw Punk é uma banda de hardcore/Punk/Violence Beat ,  formada na cidade de Amparo -SP em Março de 2013. Tendo como influências bandas escandinavas como Crude SS, Anti Cimex, Riistetyt e nacionais como Ação Direta, Menstruação Anarquika, Social Chaos, Dischaos. As músicas da Ruraw Punk são curtas e diretas, e fazem críticas a sociedade e ao problemas que a envolvem.
A demo "Som Cru" foi gravada no sistema D.I.Y. e ao vivo no final de outubro de 2013. A formação da Ruraw Punk é: Jasmine Souza (Vocal), João Crust Punk (Guitarra), Gere (Baixo) e Ícaro de Souza (Bateria e Vocal).
D.N.R
A DNR foi formada em 2000 e desde então realizou centenas de apresentações por várias cidades e gravou 3 cds demos antes do lançamento em 2013 de seu primeiro álbum independente auto intitulado "DNR".
Agressividade musical e letras que relatam os problemas causados pelas decisões que o ser humano toma para seguir seu caminho, seja trilhado pela paz ou pela ambição material.
Mesmo tendo diversas influências a banda sempre teve como plano principal tentar criar sua personalidade musical, ou seja, quando alguém escutar DNR vai saber que está ouvindo DNR e não uma cópia de bandas que já existem.
Mesclando gêneros que passam pelo HardCore,  Thrash/Death Metal, entre outros, a banda cria suas composições;  à partir de 2004 passou a fazer suas letras em português.
SERVIÇO:
Gritando Hc - Turnê Comemorativa de 20 Anos de Carreira!
Olho Seco - A Lenda Viva do Punk/Hardcore Nacional!
Ruraw Punk – Abertura
D.N.R. (Do Not Resuscitate) - Encerramento
- Som e Iluminação: Equipe Start Som
- Ingressos Antecipados: R$ 40,00 / Portaria: ???
Dia: 12/04/2014
Horário: 21h00
Local: Vip Bar - Rua Baptista Venturini 36 - Santa Fé - Itapira/SP
- Obrigatório a apresentação de RG na portaria
- Menores de 14 anos, somente acompanhado dos pais ou responsável
- Pontos de Vendas:
Amparo: Loja do Metal (19) 3807-9333
Itapira: Lokal Beer House (19) 3813-1952
Jacutinga: Douglas De Souza Richter (35) 9108-3555
Mogi Guaçu: Disco Tem (19) 3891-4487
Mogi Mirim: School Store (19) 3549-0229
Jundiaí: Tchela Chili Store (11) 96608-3001
Organização: Francisco "Metal" Junior
Apoio: Portal Rock Clube Live, Programa Multrock, Portal Megaphone, Mad & Mad - In Rock, Simple Rock And Rolll Rock On Stage Magazine e Ultimate UnderGround United
Links Relacionados:

POD desembarca para três shows no Brasil
O POD, um dos nomes mais exaltados do rock/metal mundial, desembarcou, hoje, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O grupo retorna ao Brasil para promover o álbum “Murdered Love”.
Sonny Sandoval (vocal), Marcos Curiel (guitarra), Traa Daniels (baixo) e Wuv Bernardo (bateria) se apresentam em Porto Alegre (11/03 – Opinião), Curitiba (12/03 – Master Hall) e São Paulo (14/03 – Carioca Club).
Hits como “Alive”, “Youth of the Nation”, “Boom”, "Southtown”, “Total Request Live”, "Rock the Party (Off the Hook)", "Goodbye for Now" (com participação de Katy Perry) devem ditar o repertório da performance das três capitais.
Os fãs interessados em assistir a performance da banda devem se antecipar para não ficar de fora. Ainda restam ingressos de 2° lote à venda em Porto Alegre e Curitiba. Na capital paulistana, os ingressos já estão no 3° e último lote. Mais informações no serviço abaixo.
Formada em 1992, em San Diego, a banda cristã de metal alternativo possui uma explosiva carreira, vendendo milhões de discos ao redor do Mundo. Eles invadiram as rádios e credenciaram o POD nos mais importantes festivais dos EUA como OzzFest, além de participar da trilha sonora do filme “Matrix Reloaded”.

Links relacionados:

Serviço Porto Alegre
Dia: 13 de março de 2014 | terça-feira
Horário: 19h30 (open doors) | 21h (showtime)
Local: Opinião
End: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa
Telefone: (51) 3211-2838
Valores Ingressos:
1° lote: R$90,00 (meia entrada e promocional) + taxa
Pontos de Venda:
- Porto Alegre
A Place | Bilheteria POS | Multisom – Andradas | Multisom - Bourbon Ipiranga | Multisom – Iguatemi | Multisom – Moinhos | Multisom - Praia de Belas | Multisom - Shopping Total | Multisom Barra Shopping Sul 4 | Multisom Bourbon Wallig | Zeppelin
- Canoas: Multisom - Shopping Canoas
- Novo Hamburgo: Multisom - Novo Hamburgo
- São Leopoldo : Multisom - São Leopoldo
- Tubarão: MinhaEntrada - Franciele
Censura: Não recomendado para menores de 16 anos.
Duração: Aproximadamente 1h30
Abertura da Casa: 2h antes do espetáculo
Estacionamento: ao lado da casa
Acesso para deficientes físicos
Imprensa: 11 9 6419.7206 – press@theultimatemusic.com

Serviço Curitiba
Dia: 12 de março de 2014 | quarta-feira
Horário: 20h30 (abertura) | 22h (showtime)
Local: Master Hall
End: Rua Itajuba, 143
Valores:
Acesso Área Vip Borda do Violão: a partir de: R$ 36,00
Acesso Mesa: a partir de: R$ 56,00
Acesso Camarote: A partir de R$ 81,00
Pista meia entrada: R$80,00 + taxa (2° lote)
Pista promocional: R$90,00 + taxa (2° lote)
Ingressos online e pontos de vendas autorizados em Curitiba, Colombo (PR), Fazenda Rio Grande (PR), São José dos Pinhais (PR), Ponta Grossa (PR) e Blumenau (SC): http://www.diskingressos.com.br/evento/1184
Disk Ingressos: (41) 3315.0808
Censura: 16 anos.
Estacionamento: ao lado da casa
Acesso para deficientes físicos
Imprensa: 11 9 6419.7206 – press@theultimatemusic.com

Serviço São Paulo
Dia: 14 de março de 2014 | sexta-feira
Horário: 19h30 (showtime)
Abertura da casa: 2h00 antes do início do espetáculo
Local: Carioca Club
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros – ao lado do metrô Faria Lima
Valores Ingressos:
Pista Meia: 90,00 + taxa (3° lote)
Pista Promocional: 100,00 (3° lote)
Pista Inteira: R$ 180,00 (3° lote)
Camarote Meia: R$ 160,00
Camarote Promocional Antecipado: R$ 180,00
Camarote Inteira: R$ 320,00
Pontos de Venda:
São Paulo: Carioca Club, Hole, Shopping Oriente 500, CadaQual
Santo André: Metal Music
São Bernardo do Campo: Age of Dreams
Capacidade: 1.500 lugares
Censura: 16 anos
Duração: Aproximadamente 1h30
Estacionamento: em frente a casa
Acesso para deficientes físicos
Imprensa: 11 9 6419.7206 – press@theultimatemusic.com

AGE OF ARTEMIS: gravação de bateria para tributo aos 30 anos do Helloween
Pedro Senna, baterista da banda AGE OF ARTEMIS, registrou um vídeo onde falou sobre a gravação da música “Power” para o tributo aos 30 anos do grupo alemão Helloween, organizado pelo Helloween Brasil. Em breve o tributo será disponibilizado para download gratuito no http://helloweenbrazil.blogspot.com.br/.
Para assistir o vídeo: http://youtu.be/NinskR_K8kI
Links relacionados:

EU ACUSO: disponível áudio da entrevista ao programa All That Metal
No último dia 13/02 Marcelo Cougo e Carlos Lots, respectivos baixista e guitarrista da banda EU ACUSO!, concederam uma entrevista ao programa All That Metal, que vai ao ar pela radio Putzgrila (http://www.radioputzgrila.com.br/). Os músicos falaram sobre o início do grupo, as influências musicais, produção e lançamento do debut álbum “Liberdade Presumida” (2013), participação em projetos culturais e sociais, explicaram também o significado do nome ‘Eu Acuso’, um bloco somente com músicas do disco e muito mais!
Para escutar o programa com a entrevista:
Links relacionados:

KATTAH: novo álbum será masterizado por Maor Appelbaum
O novo álbum do KATTAH, “Lapis Lazuli”, produzido por Roy Z e Andy Haller, será masterizado pelo experiente engenheiro de masterização Maor Appelbaum em seu estúdio pessoal em Los Angeles, nos Estados Unidos (www.maorappelbaum.com). Maor é conhecido por trabalhos realizados com Rob Halford, Sepultura, Yngwie Malmsteen, Angra, Adreline Mob, Trybe of Gypsies, Symfonia, entre outros.
O disco tem previsão de lançamento mundial para o primeiro semestre de 2014.
Links relacionados:

KID JOE: entrevista na revista Rock Meeting #54
A banda KID JOE está presente na edição #54 da revista digital Rock Meetin. O grupo concedeu uma entrevista e falaram sobre o início das atividades, esclareceram quem é o ‘Kid Joe’, processo de composição, gravação e lançamento do EP “Nossas Armas” (2013), o rico conteúdo lírico das letras e muito mais!
Para realizar o download gratuito da revista: http://bit.ly/RockMeetingN
Links relacionados:

MARCOS DE ROS: interpreta clássica música tema do filme Tubarão
O guitarrista gaúcho MARCOS DE ROS gravou um vídeo para um clássico do cinema mundial. O músico fez uma interpretação ‘metal’ para o tema do filme Tubarão (Jaws) de 1975. Interessante ressaltar que a música, composta pelo maestro John Willians, manteve as suas características, porém, com muita guitarra e peso. O resultado ficou muito divertido!
Para assistir o vídeo: http://youtu.be/mHbO5MeukjI
Links relacionados:

VIOCIETY: capa e tracklist do EP de estreia “Instinct”
A banda VIOCIETY divulgou a capa e tracklist do trabalho de estreia, o EP “Instinct”. A arte foi criada pelo renomado artista Gustavo Sazes, seguindo a abordagem lírica do trabalho.  Dono de um estilo único o artista ficou reconhecido através de trabalhos como Morbid Angel, Arch Enemy, James LaBrie, God Forbid
Gravado nos Estudios WSTF e Hangout, “Instinct” foi produzido por Paulo Soza (Tempestt), que também gravou todos os baixos do disco.
Tracklist:
01. Instinct
02. Genocide
03. Bloody Vengeance
04. Lead and Flesh

05. Game Of Life
Links relacionados:

NUCLEAR abrirá shows do Hirax na Europa
A banda chilena Nuclear anunciou que irá abrir shows do Hirax na Europa. A tour dos norte-americanos pelo velho continente tem início no dia 25 de abril e vai até o dia 17 de maio e contará também com a banda Bonded By Blood. A tour começará na Espanha e passará por França, Itália, Eslovénia, Áustria , Alemanha e Holanda e será finalizada no festival Huginns Awakening, na Bélgica. Confira as datas abaixo:
Friday April 25th Madrid, SP Caracol
Saturday April 26th Barroselas, POR SWR Festival
Sunday April 27th Almeria, SP Sala Jala Jala
Monday April 28th Bilbao, SP Venue TBA
Tuesday April 29th Barcelona, SP Estraperlo Club
Wednesday April 30th Toulouse, FRA Terre Blanque
Thursday May 01st Nantes, FRA Le Ferailleur
Friday May 02nd Montpellier The Secret Place
Saturday May 03rd Florence, ITA Uh! Fest
Sunday May 04th Brescia, ITA Circolo Colony
Monday May 05th Rome, ITA Traffic Club
Tuesday May 06th Bologna, ITA Freakout
WednesdayMay 07th Skofja Loka, SLO Pri Rdeci Ostrigi
Thursday May 08th Vienna, AUS Metal Escape
Friday May 09th Cottbus, GER Gladhouse
Saturday May 10th Essen, GER Turock
Sunday May 11th Darmstadt, GER Steinbruch Theatre
Monday May 12th Brno, CZ Melodka Club
Tuesday May 13th Hamburg, GER Bambi Galore
WednesdayMay 14th Munich, GER Feierwerk
Thursday May 15th Arnhem, HOL Willemeen @ The Move
Friday May 16th Sneek, HOL Het Bolwerk
Saturday May 17th Luffinge, BEL Huggins Awakening Fest
Mais informações:
www.nuclear.cl

Nenhum comentário:

Postar um comentário