terça-feira, 29 de abril de 2014

Agathocles/Preguh/Archagathus – “3 Times Tortured... ...but Still Alive” – Split – 2013 – Violent Records (Nacional)

Os brasileiros do Preguh, banda oriunda de Santos/SP, se juntaram à clássica banda de Grindcore Agathocles e com os canadenses do Archagathus para soltar este split atípico, já que cada uma segue um direcionamento. O resultado é interessante e chega até a surpreender.

Abrindo o trabalho, os belgas do Agathocles trazem seu Grindcore maléfico como sempre fez. A banda (talvez uma das mais prolíficas do mundo) exagera na ‘tosquice’, mas no final sua sonoridade sempre parece ser interessante. As faixas do split foram retiradas de outros splits, sendo que duas telas foram gravadas ao vivo durante a turnê que a banda fez no Brasil em 2007. Sem dúvidas Cellar Throne é a composição que mais se destaca com seu teor sarcástico.

Da décima faixa até a a 18ª é a vez dos brasileiros do Preguh deixar sua mensagem. Cantando em português, o grupo destila um Thrash Metal com um pé no Crossover e cheio de energia. Com uma sonoridade veloz a banda destila uma música suja e sem escrúpulos, tendo grande influência Punk. A banda é praticamente um D.R.I. brasileiro, diante das devidas proporções.

Importante ressaltar que a banda é formada por membros conhecidos do undergound como o baterista Luiz Carlos (Vulcano, Chemical Disaster, entre outros) e o guitarrista Arthur Justo (ex-baterista do Chemical Disaster e Vulcano), além do vocalista Osvaldo (Repulsão Explícita) e do baixista Adair Jr (No Sense).

Fechando o trabalho, os canadenses do Archagathus trazem um Grind/Gore mais brutal, podre e com pegadas Death Metal. A maior influência, sem dúvidas, é o Mortician, mas obviamente que a banda possui suas particularidades, como ter um baterista ‘humano’, por exemplo.

Um split interessante, mas que sofre, por exemplo, com a produção sonora. Quem se sai melhor nesse quesito são os brasileiros do Preguh, porém ainda faltou mais peso no som. De qualquer forma, trata-se de um trabalho extremamente undeground!


7,5

Vitor Franceschini


Um comentário:

  1. Creio que na verdade, a maior influência do Archagathus é o próprio Agathocles, não vejo similaridades com o Mortician.

    ResponderExcluir