sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mutran – “Yellow Pictures” – 2014 – Black Legion Productions (Nacional)

Liderado por Gustavo Mutran (vocal/guitarra e que também tocou teclados e ‘sequencers’ no álbum), o Mutran é uma banda um tanto quanto peculiar. Inicialmente apostaram em um Rock cantado em português, mas logo desistiram da ideia e recomeçaram neste quesito partindo para temáticas mais abrangentes e expansivas.

Vendo a capa do trabalho nos remetemos imediatamente a uma banda de Power Metal, mas o sujeito que julga ‘o livro pela capa’ aqui se daria muito mal, já que a sonoridade da banda passa longe do estilo citado. O esquema aqui é mesclar o Rock Clássico com leves toques de Progressivo, Hard Rock e um grão de Metal.

As composições possuem ótimos arranjos, além de boas estruturas trazendo certa suavidade em meio à proposta ‘rocker’. Sim, há guitarras e com boas bases, certo peso, mas nada extravagante ou extremo. Os solos são ótimos e seguem o tom suave com ótimas melodias.

A primeira faixa após a introdução Prelude, nomeada Galactic Tales: The Legend Of Captain Pollen traz uma ótima energia e foi um tiro certeiro como cartão de visitas. Sua levada diferenciada e bom riff mostra uma energia diferente e cativante. Are You Still Out There? mostra a influência do Rock sessentista que, aliás, se demonstra durante quase todo o álbum, mas incrivelmente sem soar datado.

A partir da quarta composição, a progressiva Peace On Earth a peteca cai um pouco mostrando algo mais burocrático e menos enérgico. Isso não quer dizer que perde a qualidade, mas as composições se aproximam mais do comum do que as três faixas iniciais sendo que o excesso de cadência também preocupa um pouco. Talvez a ordem das músicas poderia ser outra.

A produção é ótima e segue a suavidade da sonoridade contida no álbum. Não posso deixar de mencionar os bons vocais que cantam letras com temáticas que abordam filosofia, universo geek da TV, misticismo, filmes, etc, com uma ótima pronuncia do inglês. Resumindo, “Yellow Pictures” é um bom álbum de Rock e possui uma sonoridade diferenciada que irá gerar sentimentos opostos.


8,0

Vitor Franceschini



Um comentário: