sexta-feira, 11 de julho de 2014

Humanart – “Lightbringer” – 2014 – Independente (Importado)

Os mais conservadores do estilo torcem o nariz e os que não gostam continuam a criticar, mas quem gosta realmente de boa música sempre aprecia essa evolução latente, praticamente uma mutação que o Black Metal sofreu nos últimos anos. Talvez tenha se tornado o estilo que mais evoluiu e também o mais versátil.

“Lightbringer”, primeiro trabalho completo da banda portuguesa Humanart, é mais um retrato disso e possui um diferencial: o som é mais direto e não segue o lado progressivo e Occult Metal que a maioria das bandas atuais adotaram. Muito menos há elementos sinfônicos aqui.

O primeiro quesito é a boa produção sonora, com instrumentos bem timbrados e uma estrutura musical bem definida. O segundo quesito é a impressionante habilidade que a banda possui em manter seu som atual mesmo demonstrando claramente as influências enraizadas do estilo.

O Humanart faz um interessantíssimo Black Metal, variado e que consegue nos remeter a ícones tanto da Escandinávia como nomes como Hellhammer/Celtic Frost (no instrumental) e continuar soando característico. A alternância de ritmos é mais um ponto forte que tira qualquer chance de cansar o ouvinte.

Destaque para faixas como Embracing Fire, Seeds of Destruction e 1143 pelo fato de serem mais versáteis. Destacaria também a belíssima arte gráfica, a cargo de André Macedo. Se procuras por um disco realmente de Black Metal que possua um bom diferencial, eis “Lightbringer”.


8,5

Vitor Franceschini


Um comentário:

  1. mas que grande trabalho que nos apresentam aqui os humanart, podia estar aqui a expandir o que tenho por varias linhas de comentario mas basta ouvir o trabalho feito e ja esta tudo dito ... 1 obrigado aos humanart por este fantastico presente musical ... abraço \m/

    ResponderExcluir