quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Hagbard – “Rise Of The Sea King” – 2013 – Independente (Nacional)

Desde 2010 na ativa, os mineiros do Hagbard lançaram uma demo e um single antes de lançar este debut. Investindo no Folk Metal, a banda evoluiu quase que simultaneamente ao crescimento do gênero, que é um dos mais cultuados atualmente na Europa e ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

O Hagbard não desfruta de originalidade, mas segue a cartilha do gênero milimetricamente e tem como característica o lado mais sério da coisa. Explicando, a banda faz um som que prioriza o peso das composições, além de possuir um clima mais denso e obscuro, fugindo dos ‘folks’ alegres e dançantes feitos por grandes nomes do estilo.

Sim, os ritmos são típicos do Folk, com variações e levadas interessantes, mas não há climas alegres. Os arranjos de flautas e violinos (este último a cargo de Vinicius Faza) se fazem presentes e de forma bem encaixada. Mas a ênfase fica por conta de boas guitarras e uma cozinha eficiente e pesada.

A maior parte esmagadora de vocais guturais rasgados foi uma excelente escolha e deu ainda mais seriedade à música da banda.  A participação de Vitória Vasconcellos em Hidden Tears também foi uma ótima sacada, assim como a inclusão de coros em algumas composições.

Outro fator a se ressaltar é que a banda consegue ser objetiva e encaixar todos esses elementos em faixas com média de quatro minutos. A produção do trabalho também colabora dando uma sonoridade límpida com os timbres bem equilibrados. Com certeza o Hagbard é uma grande representante do Folk Metal brasileiro.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário