quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FEN – “Congenital Fixation” – 2006 - Freak Ox Records (Importado)

Em 2012, os canadenses da banda FEN chegaram ao seu quinto disco, mostrando algo mais direto e pesado, porém sempre voltado ao Rock progressivo. “Congenital Fixation” é o terceiro disco da banda e mostra um momento de transição do grupo, mas mantendo as raízes.

O Rock progressivo do grupo está mais latente no trabalho e um tanto quanto mais burocrático. A aura viajante se faz presente em quase todas as composições, com exceção de Cockroach Eyelids que é mais direta e cativante, além de mostrar certo grau de peso.

Não, essa burocracia não se perde em momentos mirabolantes ou de técnica exacerbada, tanto que as faixas são objetivas e curtas para o gênero. Isso se dá em comparação ao último registro do grupo.

A banda sabe usar seu tempo e com passagens intrincadas faz um som interessante em “Congenital Fixation” e de certa forma até experimental. A acentuação alternativa também se faz presente, como pode ser ouvida na faixa Fossil Bed, que mesmo com a pegada progressiva se mostra mais acessível e até pop.

Um outro fator que chama bastante atenção é o fato de as músicas parecerem interligadas e até se completarem. Além das músicas já citadas, vale destacar Hourglass Desert (ótimas passagens acústicas) e The Orchard. No mínimo o trabalho soa à frente de seu tempo.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário