quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Shock – “Shadows” – 2014 – Kill Again Records (Nacional)

Em 2012 a Kill Again Records teve a brilhante ideia de relançar “Heavy Metal We Salute You”, debut dos paraibanos do Shock que pode ser considerado um dos melhores álbuns de Heavy Metal brasileiro e foi originalmente lançado em 1991. A parceria e o relançamento deram certos, tanto que a banda entrou em estúdio e, 23 anos após seu debut, lança seu segundo álbum oficial (lembrando que neste tempo a banda lançou ainda um EP e um Split).

Incrivelmente na ativa desde 1978, é impressionante como a banda parece ter saído do movimento da New Wave Of British Heavy Metal, diretamente do Reino Unido, tal capacidade que a banda tem de reproduzir a sonoridade que marcou final dos anos 70 e início dos anos 90.

Em “Shadows” a banda mantém essa sonoridade e se você colocar o álbum sem ver que é uma banda brasileira vai jurar que é algo da época, além de teimar que é algo feito por uma banda estrangeira. Vários fatores contribuem com isso desde riffs muito bem elaborados e executado, a sutil melodia dos solos, a cozinha básica, mas coesa, além do bom inglês e interpretação do vocalista Américo Caldeira.

As composições são pegajosas (no bom sentido) e uma verdadeira viagem no tempo vem em mente ao ouvir músicas como The Disturbed, Nightmare, Hard To Say, Paradise e Shadows. É o tipo de música prazerosa em ouvir.

A produção do disco (a cargo de Giulian Cabral, no GC Studio ‘Promix’) também tentou buscar a essência dos tempos áureos do Metal, mas poderia soar um pouco menos datada dando mais peso às composições. É claro que esse pormenor não tirou o brilho deste grande lançamento. Memorável!


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário