terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Iamí – “Luz e Sombra” – 2014 – Independente (Nacional)

A música pode ser feita de uma forma bem particular, vindo de fora pra dentro também e gerar ótimos resultados. O Iamí é encabeçado por Rômulo, que paralelo à sua banda de Stoner Rock, resolveu tomar conta de tudo (inclusive parte gráfica) e expor suas influências absorvidas de forma bem pessoal.

Unindo o Black Metal ao Dungeon Synth (gênero que une desde elementos de ambient music até música medieval), o Iamí traz uma sonoridade que pode ser assimilada facilmente, mas digerida aos poucos. Os elementos Black Metal são tradicionais, mas as passagens ‘viajantes’ contrastam de uma forma peculiar e bem intimista.

Pode-se imaginar que algo como Burzum está por vir, mas o trabalho desenvolvido por Rômulo chega a ser muito mais interessante que o feito por Varg Vikernes. Há influências do Black Metal nórdico, mas nota-se algo nas raízes de Emperor e Ancient, o que, de certa forma, eleva a qualidade da música do Iamí.

Com letras em português as temáticas são variadas dentro de um nicho que aborda desde cultura indígena pagã, xamanismo, filosofia (com bases em Nietzsche e taoísmo) de uma forma bem pessoal. As linhas casaram com as composições e soam inteligíveis, de certa forma.

A produção feita com poucos recursos acabou gerando um resultado surpreendente, com qualidade acima da média, principalmente em se tratando do estilo proposto. O difícil de destacar apenas uma composição é o fato de que as seis inclusas no trabalho se completam. Se aprecias um Black Metal ríspido com climas e passagens atmosféricas, eis um grande disco!


8,0

Vitor Franceschini


Um comentário:

  1. Resenahmos esse cd no blog do Acclamatur zine. Muito bom. Qualidade musical e visual.

    ResponderExcluir