terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Enforcation – “Pits ov Five and Torment” – EP – 2015 – Independente (Nacional)

Vindo de Sorocaba, interior de São Paulo, o Enforcation já surpreendeu no ano passado com a demo “Chapel of Screams”, onde mostrava um senso criativo e uma maturidade que foge aos padrões, ainda mais se pensarmos que a banda é formada por membros com idade entre 18 e 20 anos.

“Pits ov Five and Torment”, apesar de um EP, pode ser considerado o primeiro registro oficial do quarteto que mostra evolução, além de adicionar novos elementos às suas composições. Novas influências também são notadas, mostrando que a banda não possui seu leque fechado.

Enquanto o Death Metal apresentado na demo era mais ‘old school’ e objetivo, temos neste EP algo mais arrojado com nuances de Black Metal e, ainda, as influências Thrash Metal. Isso mostra que o Enforcation quer mesmo é fazer Metal extremo sem se preocupar apenas com a essência de um rótulo.

Fica claro que o foco é o Metal da morte, mas aqui a banda mostra uma variação rítmica mais intensa, riffs mais diretos e uma cozinha, digamos, mais ‘quebrada’. Ainda há arranjos de teclados com efeitos soturnos e obscuros, que casaram perfeitamente com a proposta.

Aliás, “Pits ov Five and Torment” é um disco mais obscuro, mórbido e fúnebre, apesar de algumas composições soarem mais melódicas. A aura do Metal extremo tradicional brasileiro (com referências a Calvary Death e In Memorian) também se faz presente e se mescla com que alguns grupos gregos fizeram na década de 90. Somente a produção poderia estar um pouco mais polida, mas não chega afetar tanto.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário