segunda-feira, 4 de maio de 2015

Os Capial – “Nossa Grindroça Querida” – 2015 – Rotten Foetus Records (Nacional)

A criatividade desta dupla oriunda de Araraquara/SP é algo incomum. Quem um dia imaginou unir a fúria do Grindcore (como o nome do debut já denuncia) com temáticas abrangendo a vida na roça (rotina tão comum no interior paulista de onde o duo vem)? Não bastasse isso eles ainda se apresentam caracterizados, como homens do campo mesmo.

Mas, o que encontramos aqui condiz muito mais com a fúria de uma cidade grande, do que com a calmaria da roça. Afinal, é de lá que saem muitos trabalhadores que rumam pros alqueires de terra para pegar na lida, no serviço bruto e pesado que se assemelha ao que encontramos aqui.

Primeiro vamos destacar o grande trunfo que foi dispensar um baixista e mesmo assim conseguir manter a sonoridade carregada e encorpada, pois caso contrário não estariam sendo dignos com o estilo que propõem. Esse mérito fica para os riffs de Dito (personagem de Marcelo Tucci) que mostra influências do Hardcore e ainda estufa o peito pra vomitar letras que só quem já morou no sítio saberá interpretar por completo.

Já Bento (Christiano Koda, ex-Prey of Chaos) solta um pouco mais a mão do que de costume, pois sempre foi um baterista discreto. Disso tudo sai composições de esfolarem a cuca como Composteira, a já clássica Porco do Mato Eu Não Mato e Pulverização (essa até com uma acentuada Punk/Crust).

Há um ótimo equilíbrio entre as músicas, que são brutais a todo o momento e ainda não deixam espaços pra respiro. Destaque para a sensacional versão com participação especial de Quando O Sol Mata A Sede que conta praticamente com uma cena inteira abrangendo Brasil, Portugal e Costa Rica (confira o vídeo abaixo). Há ainda covers das bandas Mediantes Imundes e Horríssono, ex-bandas de Dito e Bento. Um trabalho honesto, que atingiu o objetivo. Parece brincadeira, mas a coisa é séria, pode procurar sua cópia.


8,0

Vitor Franceschini



Um comentário: