terça-feira, 23 de junho de 2015

Noctiferia – “Per Aspera” – 2002/2014 – Relançamento – On Parole Productions (Importado)

Em 2002 o Dimmu Borgir vivia o auge com “Puritanical Euphoric Misanthropia” (2001), assim como o Cradle of Filth desfrutava do sucesso de “Midian” (2000), lançando álbum ao vivo duplo (“Eleven Burial Masses/Live Bait for the Dead”) e coletânea (“Lovecraft & Witch Hearts”)

Mas o que isso tem a ver? Tem a ver que essas são até hoje as maiores bandas de Symphonic Black Metal e é esse estilo que os eslovenos do Noctiferia praticam e em quase nada perdem para estes medalhões. Aliás, “Per Aspera”, lançado exatamente em 2002 talvez tenha mais qualidade que os discos mencionados dos noruegueses e ingleses.

Não é à toa que o selo On Parole Productions resolveu relançar este petardo no ano passado. Segundo disco do sexteto de Ljubljana, o trabalho mostra uma qualidade impressionante, ainda mais para uma banda desconhecida e se contarmos que já foi gravado há 13 anos.

Guitarras com um peso atípico conduzem uma sonoridade caótica que contrasta com ótimos arranjos orquestrados. A cozinha é intensa com um baixo de linhas interessantes e uma bateria que varia nos ritmos e explora bastante os bumbos duplos, dando uma dinâmica interessante ao som. Ainda há vocais rasgados variando para o gutural, o que é muito bem vindo para o gênero.

Entre os destaques podemos citar Fond of Lies, God's Debris e Realm Burns On. A produção do trabalho também é boa e nada sintetizada como costuma ser neste gênero. A edição relançada ainda conta com três versões demos como bônus. Enfim, um trabalho de qualidade de uma banda desconhecida do cenário mundial.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records