segunda-feira, 1 de junho de 2015

Skyforger – “Senprūsija” – 2015 - Thunderforge Records (Importado)

Os fãs que me perdoem, mas os letães do Skyforger foram uma banda de Folk/Black Metal. Hoje a sonoridade Metal da banda está voltada ao Melodic Death Metal e os elementos Folk aparecem bem menos que antes. A prova disso é “Senprūsija” (‘Old Prussia’ em inglês), o sexto álbum de inéditas da banda. E isso é muito bom!

O trabalho começa com músicas bem diretas e agressivas, que chegam a trazer influências até de Power Metal. A banda tem se mostrado mais técnica a cada disco e isso se reflete bem nas guitarras, que elaboram bases coesas e aliam a isso solos de qualidade e uma boa melodia. O destaque inicial fica para Senprūsija e Sudāvu jātnieki.

Lá pela metade do disco os elementos Folk começam a dar as caras com mais ênfase, assim como as levadas típicas. Mas, um ponto a se ressaltar é que a banda não exagera tanto nessas partes como antes. A banda também tira um pouco o pé e traz músicas mais cadenciadas e com ritmos de guerra. Destaque para Rāmava e Lepnums un spīts.

Um fator importante é o nível de produção que a banda alcançou gradativamente em seus álbuns, chegando em “Senprūsija” a uma sonoridade de primeira linha, que não cai no artificial e evidencia o peso das composições. Destaque ainda para Nekas nav aizmirsts e Zem Lietuvas karogiem.


8,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário