segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Arte News

RAGE DARKNESS: compilação ao lado de Kreator e Nile está disponível

O décimo volume da coletânea Imperative Music, que conta com a presença do RAGE DARKNESS, nomes como Nile, Kreator, Loudness e muitas outras revelações do cenário mundial já está disponível.

O RAGE DARKNESS aparece com a música que dá nome ao seu recém-lançado álbum, ‘Engine Of Misathropy’. Para conhecer todas as bandas e faixas presente e adquirir o material, visite:

http://imperativemusicagency.blogspot.com.br/2015/08/imperative-music-compilation-cd-volume.html

O RAGE DARKNESS segue na promoção de ‘Engine Of Misanthropy’. O trabalho foi gravado no Studio Bunker em Curitiba com gravação, mixagem e masterização por Alexandre Cegalla. Já a capa ficou por conta do artista Jean Michel (Keep Of Kalessin, Incantation, Ragnarok). Para ouvir e comprar pelo Bandcamp, visite o link:

https://ragedarkness.bandcamp.com/releases

O álbum está disponível também em sites como iTunes, Google Play. Interessados em comprar podem fazer através do link:

http://www.ragedarkness.com/#!buy/cz79

‘Engine Of Misanthropy’ também está disponível em formato físico e pode ser encontrado diretamente com a banda por e-mail ou Facebook.

A banda acaba de liberar também um lyric vídeo, assista:

https://www.youtube.com/watch?v=1QESxJYY7U4

Contato: 
ragedarkness@outlook.com

Sites relacionados:
www.ragedarkness.com
www.facebook.com/Rage.Darkness
www.metalmedia.com.br/ragedarkness



SHADOWS LEGACY: entrevista para rádio Educativa FM neste sábado

O SHADOWS LEGACY vai dar uma entrevista para a rádio FM Educativa, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A entrevista vai ao ar pelo programa Grito Rock às 2oh deste sábado, 29 de agosto. Para ouvir basta sintonizar na FM 104,7 de Campo Grande e região.

A banda segue divulgando o recente trabalho, o EP ‘Blood and Sweat’, lançado em dezembro do ano passado.

Recentemente o SHADOWS LEGACY lançou também um videoclipe para música ‘Blood and Sweat’. O clipe faz parte das divulgações do longa-metragem Astaroth, no qual a banda participa da trilha sonora e ainda faz uma ponta. Assista:

https://youtu.be/_6X94Pmby9o

Tanto o clipe, quanto o longa-metragem foram feitos pela produtora Vade Retro Produções. Astaroth foi filmado em São Paulo e Campo Grande. Dirigido por Larissa Anzoategui, o filme tem roteiro de Ramiro Giroldo e produção de Renato Ramos Batarce.

Contato: 
shadowslegacyband@gmail.com.

Sites Relacionados:
www.metalmedia.com.br/shadowslegacy
www.facebook.com/shadowslegacy



HIBRIA: confira Eduardo Baldo massacrando a bateria em Tightrope
O HIBRIA registrou a performance de seu baterista, Eduardo Baldo, durante a primeira apresentação do grupo em sua nova turnê.

A apresentação aconteceu na cidade Santo André e mostra toda a pegada de Baldo interpretando uma música do recém-lançado álbum, ‘Hibria’.

https://www.youtube.com/watch?v=KyroAMg8ubU

Eduardo Baldo é endorsado pelas marcas: Tama, C.Ibañez, Urbann-Boards Drummer Shoes e AKG, além de dar aulas no Bateras Beat POA.

O baterista e o HIBRIA saem turnê pelo Japão e América do Norte para a divulgação do novo álbum, ‘Hibria’, quinto da carreira do grupo e que acaba de ser lançado em todo o planeta. No Brasil o trabalho saiu pela Urubuz Records e vem em um digipack luxuoso.

https://www.youtube.com/watch?v=DdHX010N_Ng

https://www.youtube.com/watch?v=HqNz6l5TNQI

Contato: 
hibria@hibria.com

Sites Relacionados:
www.hibria.com
www.facebook.com/HIBRIAOFFICIAL
www.metalmedia.com.br/hibria



NEUROTICOS: gravando novo trabalho

O NEUROTICOS está trabalhando pesado na finalização de seu novo trabalho que será um EP regado a Death Metal.

A banda está no estúdio Void)))Lab Studio na capital Tóquio onde registra as seis músicas que compõem o EP. A produção está nas mãos de Ryuhi Inari e do próprio NEUROTICOS.

Em breve novas informações sobre o trabalho serão apresentadas.

Atualmente morando no Japão, o NEUROTICOS é formado por três brasileiros e um japonês. A banda nunca escondeu suas raízes e vive promovendo o Death Metal por Hiroshima e redondezas.

A banda vem construindo um caminho sólido na Ásia e já provou seu valor abrindo shows para o Vomitory em 2013 e Cannibal Corpse em 2014. O grupo também prepara um assalto pelo Brasil.

Ouça uma música retirada do trabalho anterior, o Split ‘Trisected Strangulating Sermons and Black Mastication’:

https://soundcloud.com/metalmedia/neuroticos-family-violence

Contato: 
xaninhodiscosfalidos@gmail.com

Sites relacionados:
www.neuroticos.com
www.facebook.com/neuroticos.official
www.metalmedia.com.br/neuroticos


NO REMORSE: Gravações do novo trabalho iniciadas
E os thrashers alcoólicos do NO REMORSE estão a todo vapor gravando seu novo trabalho, onde pretendem trazer muito Thrash, cerveja e headbanging descontrolado.

Sendo assim o NO REMORSE liberou um pequeno trecho das gravações de seu novo álbum, e você confere com exclusividade no link a seguir:


Enquanto o novo álbum não sai ouça o mais recente lançamento da banda, o EP “Killing Ground”:


Links Relacionados:



MOONSPELL (São Leopoldo/RS): Local para o show definido
Faltando menos de um mês para a volta dos portugueses do MOONSPELL ao RS, a casa que comportará este grande show foi definida, e será a excelente Sociedade Orpheu, que já recebeu grandes nomes do Rock e Metal.

A escolha foi mais que acertada, já que a Sociedade Orpheu oferece grande estrutura tanto para o público como para a banda.

Lembrando que os ingressos continuam a venda, mas somente nos pontos indicados no evento e de forma limitada. Então se você ainda não garantiu o seu, corra para não ficar de fora deste grande espetáculo!

Link para o evento:


Ingressos disponíveis na TicketBrasil
Com o show do MOONSPELL se aproximando, muitos fãs do interior do estado ainda não tinham conseguido adquirir seu ingresso, pois a venda online não estava disponível.

Então a Makbo resolveu liberar um pequeno lote de ingressos no site da TicketBrasil, para facilitar a vinda dos fãs do interior, sendo que muitos já até garantiram suas vagas nas diversas excursões que estão sendo feitas.

Se você ainda não garantiu seu ingresso, acesse o link a seguir e garanta agora mesmo, pois a tiragem é limitada:


Para maiores informações sobre o show acesse:





INNFIGHT anuncia data de lançamento do primeiro álbum
A banda INNFIGHT, que conta com membros das bandas Virus, 7th Day Davidian e Liquid Horizon, anunciou que seu primeiro álbum “Boulevard Of Pain“ será lançado no dia 18 de setembro via Innfight Music/Cargo Records. A banda está divulgando um teaser que pode ser conferido no seguinte link:


A banda também divulgou o track list do debut:

1. All In
2. Liars Place
3. Till I Fall
4. Memories
5. Heart Like A Stone
6. Breathe
7. Something New
8. Sytem Of Pain
9. Missed By The One
10. Lights & Shadows

Mais informações:



KORE ROZZIK estreia vídeo de “Rockstar”
Kore Rozzik acaba de lançar um vídeo para seu single “Rockstar”. O vídeo está sendo divulgado com uma parceria com o Hardrock Haven e pode ser conferido no seguinte link:


Mais informações:


SWAMP & FETID ZOMBIE lançarão split em cassete
A banda grega de Black/Thrash Metal e os norte-americanos do Fetid Zombie (Death Metal) anunciaram que irão lançar um split em cassete intitulado "Necromantic Passages". O disco contará com uma inédita composição de cada, mais três músicas gravadas recentemente de cada uma e sairá via Morbid Visions Music no dia 14 de setembro. A arte do trabalho ficará  cargo de  Mark Riddick. Confira o track list completo:

SIDE 1: SWAMP
1. Lunar Fantasies (05:12)
2. Tormentor I (04:22)
3. Inside the Catacomb of the Undead (04:19)

SIDE 2: FETID ZOMBIE
4. Nymph of Tartarus (07:51)
5. Oracle of Death (05:37)
6. Laid to Rot (04:03)

Mais informações:


MACUMBAZILLA lança seu EP em formato digital no Amazon MP3, Spotify, Oi Rdio,  e iTunes  entre outros canais!

Em menos de um ano de estrada, os Stoners do Macumbazilla já conseguiram grande destaque na mídia por conta do seu debut EP com as faixas “The Ritual”, “Blood, Beer and Broken Teeth” e “King Without a Crown”.
Com a CD Baby, o EP dos Macumbazillas ganha distribuição digital mundial e assim alcançando novos fãs ao redor do mundo.
A banda já está na etapa final da gravação para o seu primeiro full lenght álbum trazendo um som que passeia entre o stoner e o metal. O álbum, produzido pela banda, deverá ser intitulado "Colossus".
Quem ainda não conhece o trabalho da banda pode escutar as faixas “Blood, Beer and Broken Teeth” e “The Ritual”, através do link:https://soundcloud.com/macumbazilla
E o vídeo da faixa “The ritual” pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=R4KuNdq5-Os
A CD Baby, é um gigante da distribuição digital na internet que opera em vários canais digitais como iTunes, Oi Rdio, Amazon MP3, Spotify, Facebook, Youtube, e vários sites de streamin pagos.
Rhapsody, Amazon MP3, Xbox Music, 24-7, Omnifone, Google Music Store, Rdio, Muve Music, Slacker.fm, Shazam, Emusic, Spotify, MySpace Music, iHeartRadio, Bloom.fm, GreatIndieMusic, Last.fm e Simfy


Links Relacionados:

Site Oficial: macumbazilla.com.br
Facebook:  fb.com/macumbazilla
Twitter: twitter.com/macumbazilla
Soundcloud: soundcloud.com/macumbazilla
Spotify:  bit.ly/1FSUocu
Youtube: bit.ly/1JBPMeU
Amazon:  amzn.to/1QN05yG
Bandcamp:  macumbazilla.bandcamp.com/releases
CD Baby:  cdbaby.com/cd/macumbazilla
iTunes:  apple.co/1B3iup7


DFRONT SA: banda faz convocação para participação voluntária no clipe “Vício”
A banda do Sul Fluminense Dfront SA, lançou oficialmente o single intitulado “Terrorismo”. A música foi produzida, mixada e masterizado por Júlio Victor, enquanto a arte ficou por conta da Pandario.

Depois de empolgar os presentes na abertura do Raimundos em Volta Redonda, os músicos vem com uma grande novidade. Estão dando a oportunidade e convocando todos amigos, skatistas e fãs da banda para participarem do terceiro vídeo oficial, da música “Vício”. Na ocasião, todos estão livres para presenciar e participar desta oportunidade.

Nathan Klak empolgado convoca: “Quem quiser, pode convidar amigos próximos para participar do novo vídeo oficial, pois vou fazer um grande movimento para deixar esse clipe bem fodaaaa! Obrigado pela grande moral de todos envolvidos e empenhados!”


Endereço: Pista De Skate – Jd. Tiradentes / Volta Redonda-RJ

O single “Terrorismo” pode ser conferido a seguir:


DFront SA é formada por:

Vagner Haenel:. Vocal
Nathan Klak:.Guitarra
Silvio Augusto:. Baixo
Magno Antonio:. Bateria

Acompanhe a DFront SA pelo Facebook:



EMPIRE OF SOULS: lançado vídeo oficial para “To Become Maker”, confira!
A banda santista Empire Of Souls lança oficialmente o seu novo videoclipe, para a faixa “To Become Maker”, este que foi muito aguardado nos últimos dias pelos apreciadores da banda. O clipe traz imagens captadas dos shows da Empire Of Souls nos festivais The Kings Of Rock (Mauá/SP), Jandira Hell City(Jandira/SP) e Black Night Of Satan II (Osasco/SP) deste ano.

O vocalista Mario comenta: “Realmente um momento muito especial para todos nós, nosso primeiro lançamento após treze anos do “Revenge Circle”. E este vídeo é especialmente dedicado as vocês que sempre nos apoiaram e torceram por nosso retorno aos palcos, e também a todas as novas amizades e parcerias que firmamos nesse recomeço. Nestas imagens notarão a presença de muitos amigos, e isso não foi feito por acaso, pois temos muito orgulho daqueles que nos acompanham nesta jornada. Assim sendo, hoje ergo meu copo, com uma boa cerveja gelada e celebro as sinceras amizades forjadas com a liga mais resistente dentre todos os metais: o Black Metal!”

Dirigido por Thyago Salles, o material é envolto por todo um clima de uma negra celebração de união e orgulho ao underground nacional. Esta canção fará parte do single “SI VIS PACEN, PARA BELUM”, que será lançado em breve, antecedendo o próximo disco completo.

Assista o vídeo de “To Become Maker”:



“To Become Maker”, é a primeira música inédita depois de 13 anos que a banda lançou “Revenge Circle”, embora tenha lançado uma música não oficial em 2006. Uma breve pausa interrompeu as atividades da banda por um período considerável, mas não ao ponto de deixar a técnica de lado, muito menos a vivência no underground nacional. Em breve com os lançamentos, a sequência de shows será inevitável e segue constantemente a média.

Acompanhe a Empire Of Souls pelo Facebook:


OMAN: baterista embarca em turnê por Minas Gerais com o Chaotic System
O baterista Oman foi convidado para acompanhar o Chaotic System em sua primeira turnê por Minas Gerais.  A  “After The Chaos Mini Tour 2015”, que passará por quatro cidades do estado, começa em 04 de setembro, em Divinópolis, e se encerra no dia 07, em Betim.

O flyer e as datas da mini tour podem ser conferidos a seguir:

ANEXO

04/09/2015 – Divinópolis/MG
05/09/2015 – Itaúna/MG
06/09/2015 – Contagem/MG
07/09/2015 – Betim/MG


Um vídeo do Oman com a banda Malleus pode ser conferido abaixo:


Acompanhe o baterista Oman pelas redes sociais:



KROW anuncia turnê pelos EUA e entrevista na Roadie Crew deste mês
O KroW, um dos nomes mais respeitados no atual cenário do heavy metal brasileiro e em constante ascensão no cenário internacional, confirmou recentemente que irá realizar a sua primeira turnê pelos EUA.

Na ocasião, Guilherme Miranda (guitarra/vocal), Jhoka Ribeiro (bateria), W. Johann (guitarra) e Cauê De Marinis (baixo) vão acompanhar o Unearthly, outro grande representante do metal brasileiro no exterior, em 15 cidades.

A excursão consiste nas seguintes datas:
02/09 – Red Eyed Fly – Austin, TX
03/09 – Mesa Music Hall – El Paso, TX
04/09 – The Jam Spot – Albq, NM
05/09 – 3 Kings Tavern – Denver, CO
06/09 – WNMF 5 Open-Air | Burns Farm – Kimball, NB
07/09 – The Riot Room – Kansas City, MO
08/09 – Rat Hole – Minneapolis, MN
09/09 – LiveWire Lounge Chicago – Chicago, IL
10/09 – The Foundry Concert Club – Lakewood, OH
11/09 – Dingbatz – Clifton, NJ
12/09 – Blackthorn 51 – Elmhurst, NY
13/09 – Lucky 13 Saloon – Brooklyn, NY
14/09 – The Acheron – Brooklyn, NY
15/09 – Sammy's Patio – Revere, MA
16/09 – Jimmy's Saloon – Newport, RI

Estas apresentações servirão como um belo warm up para o show no Rock in Rio 2015 (19/09 – Rock Street Brasil).

Além disso, o KroW também continua em evidência na mídia nacional. O frontman Guilherme Miranda é uma das principais entrevistas da nova edição da Roadie Crew, a maior revista especializada em Rock/Metal do país e da América do Sul.

Em conversa com o repórter Guilherme Spiazzi, o músico falou sobre a repercussão dos últimos trabalhos da banda, a mudança de Uberlandia para São Paulo, a expectativa de tocar no maior festival de rock do mundo, como surgiu o convite para ser live member do renomado Entombed AD, entre outras curiosidades. A revista já está nas bancas e traz na capa o lendário Rush.

Neste momento, o KroW está promovendo o EP “Relentless Disease”. Este trabalho sucede o álbum “Traces of The Trade”, reconhecido como um dos lançamentos mais expressivos do Metal nacional nos últimos anos.

Formando em 2002, em Uberlândia (MG), o KroW já se apresentou no Bloodstock Festival ao lado do Megadeth, dividiu palco com grandes nomes como Ratos de Porão, Possessed, Krisiun, Dimmu Borgir, Sepultura, Arch Enemy, Dying Fetus, Job For A Cowboy, Sinister, Napalm Death, Decapitated, Kataklysm, Obituary, Gojira, entre outros.

Recentemente, o grupo lançou versão especial para o debut álbum “Before the Ashes”. O material exclusivo para a América do Sul traz duas faixas bônus remasterizadas por Marius Costache, no Studio 148, em Bucareste (ROM), encarte com lâmina extra e fotos inéditas.

Confira o lyric video de “Whoreborn” em http://youtu.be/ibRue_JQjA8.


Links relacionados:


LACERATED AND CARBONIZED: novo álbum continua a ganhar corpo
A banda Lacerated And Carbonized, uma das novas potências do death metal sul-americano, está realmente trabalhando a todo vapor na gravação do seu próximo disco de inéditas. O álbum, ainda sem título definido, conta produção do próprio grupo em parceria com o músico e o engenheiro de som Felipe Eregion (Unearthly).

Após Victor Mendonça registrar todas as linhas de bateria, o baixista Paulo Doc dominou o HR Studios, no Rio de Janeiro, e já finalizou todas as suas atividades para este novo trabalho.

“Planejamento e experiência estão fazendo toda a diferença. Estamos conquistando exatamente o que imaginávamos no início do processo e eu simplesmente não poderia estar mais satisfeito. Toda a equipe envolvida está trabalhando duro e eu não espero nada mais do que o melhor trabalho do Lacerated And Carbonized até agora”, exaltou Paulo Doc.

Conforme fora anunciado anteriormente, a mixagem e masterização deste novo trabalho terá, pela segunda vez consecutiva, a assinatura do renomado Andy Classen (Krisiun, Destruction, Belphegor, Tankard, Holy Moses, entre outros).

Com oito anos de carreira, Jonathan Cruz (vocal), Caio Mendonça (guitarra), Paulo Doc (baixo) e Victor Mendonça (bateria) formam um dos nomes mais fortes do death metal nacional e a promessa é de que os músicos apresentem 13 composições repletas de peso e agressividade.

Links relacionados:


MORK assina com a Cronos Entertaiment
Após ficar em evidencia com os inúmeros excelentes reviews conquistados com o novo álbum “Awake”, o Mork acaba dar mais um passo importante em sua carreira. O grupo acaba de assinar contrato com a Cronos Entertaiment para o agenciamento de shows pelo Brasil e América Latina.

Reconhecida como uma das últimas revelações do cenário sul-americano, a banda liderada por Samhen (guitarra/vocal) e Foizer (guitarra) agora quer cair definitivamente na estrada e promover ainda mais este trabalho.

Apesar de ter sido lançado no final do ano passado, o álbum "Awake" segue arrancando elogios da imprensa especializada. O disco tem causado bela impressão pela sonoridade de suas majestosas e imponentes composições, a busca pela excelência, além da maturidade que o grupo atingiu nesta obra.

A qualidade do black metal sinfônico executado pelo grupo lhes rendeu a alcunha de “o Dimmu Borgir brasileiro”. Tais comparações acabaram por aumentar o número de fãs e consolidar o nome do Mork no cenário nacional.

Fundada na capital federal Brasilia, em 2006, o Mork já lançou três elogiados trabalhos: o EP "Preposterous" (2006), "Exemption" (2010) e “Awake” (2014). Ao longo dos anos, a banda vem colecionando boas críticas e chamando a atenção do mercado europeu, principalmente após shows ao lado de grandes nomes como Mayhem e Marduk.

Recentemente, o Mork lançou videoclipe para o single “Infirmita Carnis”.  Confira o video em http://youtu.be/3kw7wl8YdjE.

A Cronos Entertaiment representa as bandas KroW, Jackdevil, Entombed A.D, Azaghal, Coroner, Venom Inc, Skull Fist e Havok e segue realizando inúmeros shows pelo Brasil, tendo como principais cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis e Recife. Produtores interessados devem entrar em contato o mais rápido possível no e-mail show@cronosentertainment.com ou pelo telefone (15) 981.614.954..

Links relacionados:


DIABOLICAL FUNERAL: Disponibilizada nova música “Forças Ocultas”
A banda de Black Metal lançou no Youtube sua nova música, intitulada “Forças Ocultas” a música segue a mesma linha do primeiro CD , musicalmente e liricamente falando, gravada de forma independente a banda tem como principal objetivo mover as atenções para o próximo álbum que terá lançamento em 2016.
 Ouça agora na íntegra a nova música da banda Diabolical Funeral:
https://www.youtube.com/watch?v=JYl-VPfxkcQ
Contato para shows e assessoria: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:


ATLANTIS: Banda procura selos para distribuição do EP

A banda catarinense procura “distros” e selos interessados em trabalhar na distribuição do seu EP de estreia, o bem recebido “Summoning the Witch”, a banda afirma que ainda tem um bom número de cópias e que está disposta a negociar da melhor forma possível.
Link para audição da música de trabalho do EP: https://soundcloud.com/sangue-frio-produ-es/atlantis-summoning-the-witch
 Selos interessados podem entrar em contato diretamente com a banda ou com a Sangue Frio Produções pelos contatos que se encontram abaixo.
Contato para shows e assessoria: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:


RIGOR MORTIS BR: Disponibilizado capa e track list do álbum "The One Who..."
A banda disponibilizou em sua página do facebook a capa do primeiro “full-length” da banda, o vindouro "The One Who..." que contará com 11 faixas e todas falando de episódios ou histórias reais envolvendo “serial killers”. A banda ainda analisa a melhor forma de lançamento e distribuição já que o CD não está 100% finalizado, já a arte da capa está nas mãos competentíssimas de Jeferson Casagrande (Morthur) que está fazendo um ótimo trabalho confira a capa e o track list do novo trabalho da banda:

The One Who...:
1 - Intro
2 - Dialeto de Morto
3 - Psychotropic illness
4 - Human Flesh Juice
5 - O Filho da Luz
6 - Raw Meat Sugar
7 - Find Body Parts Toy
8 - The One Who...
9 - Interludio
10 - Medieval Impalement
11 - Butô

Contato para shows e assessoria: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:


1º EVIL WORMS METAL FEST: Uma celebração do Death Metal
No dia 05 de setembro de 2015 será dado o pontapé inicial a um projeto que tem tudo para dar certo, o Evil Worms Metal Fest estará levando para Jaraguá do Sul em sua primeira edição três bandas, Rigor Mortis, Rotten Soul e Hateful Warfare. Apesar de jovem o festival procura manter-se firme pois sabe-se a necessidade de um evento dedicado ao Death Metal na região, onde há grandes eventos direcionados como o próprio Celebração nos Bosques de Satã (Black Metal), a ideia não é nem nunca foi competir e sim dar um espaço as bandas devido a escassez de eventos para esse estilo.
 Rotten Soul é uma banda que não deixa a desejar, a banda segue divulgando seu EP mas já está trabalhando para que o “full álbum” esteja pronto nos próximos meses, assim como a Hateful Warfare que também está com seu EP de estreia pronto e está fazendo shows para a máxima divulgação deste trabalho e por fim os gaúchos da Rigor Mortis que vem a Santa Catarina e aproveitam para fazer o pré-lançamento do seu novo CD intitulado "The One Who", ainda não sabemos ao certo se a banda terá o material em mãos até o evento mas até então será tocado o novo álbum na íntegra.
 Link para confirmar presença no facebook: https://www.facebook.com/events/443624805818941/



TEMPUS FUGIT: The Dawn After The Storm terá versão remasterizada com faixa bônus
Banda carioca de rock progressivo também já ensaia repertório para novo álbum de estúdio; materiais serão lançados pela Masque Records

Chessboard, o terceiro álbum de estúdio da banda de rock progressivo sinfônico Tempus Fugit lançado em 2008 pela Masque Records, em digipack triplo, é a peça fundamental na discografia do quarteto carioca, em atividade desde 1992. Referência brasileira no estilo, inclusive com respaldo da crítica especializada internacional, a Tempus Fugit há sete anos apresentou um trabalho inspirado e consistente, que tanto traz referências de influências, como Yes, Eloy e Genesis, como dialoga com novas possibilidades do gênero.

O saldo positivo destes anos direcionou a banda para novas empreitadas: relançar o elogiado The Dawn After The Storm, de 1999, em versão remasterizada e com uma faixa bônus inédita – a instrumental The Last Day -, além de dispensar horas a mais em estúdio para compor e ensaiar músicas de um futuro novo registro. Ambos os materiais serão lançados pela Masque Records.

Ainda sem nome definido, o próximo álbum da extensa e vitoriosa carreira da Tempus Fugit deve apenas chegar ao mercado em 2016, afinal, conta o tecladista, vocalista e um dos fundadores da banda, André Mello, tempo e dedicação são necessários para estruturar e testar as idéias, muitas delas complexas. Algumas faixas deste disco - que será o quarto de estúdio, além do ao vivo Live Official Bootleg Feb 98 - são composições que não entraram no tracklist final de Chessboard. “Foi uma simples questão de espaço e escolha de repertório, já que não queríamos um CD com mais de 50 minutos”, ele conta.

Atualmente longe dos palcos, a intenção de Mello, Ary Moura (bateria), Henrique Simões (guitarra) e Marquinhos dos Santos (baixista) é trabalhar as novas e antigas músicas um pouco mais em estúdio para que já sejam executadas nos próximos shows. “Uma turnê, mesmo que pequena, seria o ideal, pois dar continuidade do que fazemos em estúdio ao vivo ajuda a ficarmos mais afiados, e as apresentações ficam mais dinâmicas, mais azeitadas”, ressalta o vocalista/tecladista.

Exigentes em estúdio, perfeccionistas ao vivo, a Tempus Fugit constituiu uma sólida formação, sincronizada o bastante para novas experiências em palco tão espetaculares como a do ProgFest 2000, em Los Angeles, como a única representante da América do Sul,  e no Buenos Aires Prog '99, como a banda principal do evento.

Outra novidade da Tempus Fugit, esta ainda mais imediata, é a produção de uma edição remasterizada do segundo álbum, o consagrado The Dawn After The Storm, considerado um item brilhante do rock progressivo nacional devido aos solos memoráveis, variações rítmicas bem estruturadas e amarradas, além das harmonias refinadas. Já neste material será possível sentir mais uma das tantas revoluções da banda, que é a contribuição de sonoridades mais contemporâneas do baixista Marquinhos, na formação desde o final de 2012.   “E suas idéias e composições vão também acrescentar muito a sonoridade da banda no próximo trabalho”, completa Mello.

Apesar das dificuldades em fazer rock progressivo no Brasil, Mello, Moura e toda a banda continuam esforçados para produzir música que é, acima de tudo, uma paixão. “A Tempus Fugit sempre preservou seu som. O que importa pra nós e mantermos a chama acesa, o respeito aos nossos admiradores e fãs e é principalmente o som que amamos fazer e que nos lança sempre novos desafios de que podemos ir cada vez mais longe com nossas habilidades”, exalta o baterista. E o vocalista/tecladista acrescenta: “É legal fazer parte de universo progressivo, ser um pequeno pedaço dessa bela história musical”.


IN SOULITARY: lança campanha para definir o tema de música do novo álbum
A banda paulista In Soulitary está atualmente em processo de pré-produção de seu próximo álbum, ainda sem título definido. E, desta vez, o In Soulitary pergunta ao público qual história, livro ou autor que gostaria de ver homenageado pela banda em seu novo disco.

Todos aqueles que votarem no tema que o In Soulitary eleger para a música estarão nos agradecimentos do segundo álbum, e ganharão uma cópia autografada.

No primeiro álbum do In Soulitary, o “Confinement”, os temas líricos de algumas músicas foram baseados em grandes livros e autores, como Ray Bradbury, Stephen King, George Orwell e entre outros.

Para participar da campanha e mais informações, acesse as redes sociais do In Soulitary e comente a sua sugestão aqui (https://www.facebook.com/In.Soulitary.Confinement/photos/a.272738546099624.70918.265472606826218/1023029521070519/?type=1&theater)

O videoclipe de “Hollow”, inspirado em George A. Romero, pode ser assistido a seguir:


Links relacionados:


VIGANS: banda lança videoclipe com exclusividade na VEVO
Na última segunda-feira, 31, a banda VIGANS divulgou com exclusividade no site da VEVO, o videoclipe da música “Vou Lutar”, faixa presente em seu álbum de estreia, lançado em abril deste ano e intitulado “Além do Caos”. O vídeo foi dirigido por Gustavo Brihi, responsável pela produtora One More Films.

O baixista Marquinhos Uliam - um dos fundadores da banda -, comentou sobre a escolha da música para ser transformada no primeiro videoclipe do VIGANS. “Escolhemos a ‘Vou Lutar’, por ser uma música simples e objetiva, com uma mensagem de força e superação”. Ele salientou ainda que a composição retrata algo verdadeiro, que tem feito parte da vida de cada integrante.

O vídeo, que está no canal oficial da banda na VEVO, pode ser conferido no link abaixo:

Ou ainda, no próprio site da VEVO:

O clipe traz algumas imagens, que segundo Marquinhos, têm como objetivo mostrar a luta contra os medos, dores e angústias que nos impedem de alcançar nosso alvo”. Uma batalha contra os pesadelos que tentam nos afetar diariamente. “O principal objetivo é passar uma mensagem de esperança”, ressalta o músico.

A produção de Gustavo Brihi conseguiu transmitir, de forma clara, a mensagem que a banda se propôs a passar, o que agradou em cheio os músicos. “Ficamos felizes com o resultado profissional que atingimos junto a One More Films, com a direção de Gustavo Brihi”, declarou Uliam.

Sobre o disco Além do Caos

“Além do Caos” foi lançado de maneira independente, no dia 20 de abril, em formato físico e nas principais plataformas de músicas digitais. Contou com a pré-produção musical de Ricky Furlani, e foi gravado e produzido no Mr. Som Estúdios, em São Paulo, pela premiada dupla Heros Trench e Marcello Pompeu. A arte gráfica do disco foi desenvolvida pelo renomado designer Gustavo Sazes, conhecido por seus inúmeros trabalhos com grandes nomes no cenário da música pesada.

O som praticado pelo VIGANS pode ser definido como um metal pesado, técnico e com muita melodia, complementado pelo tratamento especial dado às letras de cada canção, todas cantadas em português. Temas como luta, superação, recomeço, fé e liberdade podem ser encontrados em todo o disco, o que mostra a preocupação da banda em passar mensagens positivas e inspiradoras aos seus ouvintes.

Marquinhos explicou que o conceito do álbum ‘Além do Caos’ foi gerado e fundamentado dentro do que vivemos no nosso dia-dia. Pretendemos passar uma mensagem de paz ao coração humano, pois infelizmente, na atualidade vivemos, em meio a um grande caos, onde pessoas vivem sem respeito a si mesmas e ao seu próximo. Nosso público alvo são as pessoas que estão vivendo em meio a esse caos”.
O músico finaliza dizendo saber que a banda não pode “salvar o mundo”, mas acredita que a mudança precisa começar em cada um de nós, e esse tem sido o alvo do VIGANS, uma mudança contínua.

Além de Marquinhos Uliam, a banda - formada em meados de 2000 na cidade de Campinas (SP) -, conta com, Damiller Figueiredo (vocais), Leo Toscaro (guitarras), Gustavo Golfetti (guitarras), Gê Santanna (bateria) e Junior (teclados).

Links Relacionados:

Contato:


OVERLOAD MUSIC FEST traz grandes nomes da música alternativa mundial a SP neste final de semana
Faltam poucos dias para o tão aguardado Overload Music Fest! A segunda edição do evento que novamente traz o melhor da música alternativa mundial com exclusividade ao Brasil, acontece, neste sábado (05/09) e domingo (06/09), no palco da Via Marquês, em São Paulo. Serão mais de 10 horas ininterruptas de atividade.

O invejável lineup do Overload Music Fest 2015 traz nomes consagrados como Anathema (UK) e Paradise Lost (UK), as sensações do atual cenário mundial The Reign of Kindo (EUA), Novembers Doom (EUA), Riverside (POL) e Antimatter (UK), além das promessas que estão prestes a explodir por aqui, mas que já fazem sucesso no exterior como é o caso de Andy McKee (EUA) e Mono (JAP).

Ainda há ingressos à venda no site do Clube do Ingresso (www.clubedoingresso.com – parcelado em até 6 vezes) e pontos de venda autorizados. Mais informações no serviço abaixo.

Celebrando 25 anos de carreira, o Anathema retorna ao Brasil, pouco tempo após emocionante show sold out em São Paulo. Vincent Cavanagh (vocal/guitarra), Danny Cavanagh (guitarra/teclado/vocal), Lee Douglas (vocal), Jamie Cavanagh (baixo), Daniel Cardoso (bateria) e John Douglas (percussão acústica/eletrônica) trazem novamente a turnê do álbum “Distant Satellites”, que já pode ser considerado como o registro mais bem-sucedido do grupo. Este trabalho atingiu a 32º posição nas paradas do Reino Unido, além de ter sido extremamente elogiados nas páginas do The Guardian, The Independent, Total Guitar, Metal Hammer, Kerrang e Classic Rock.

O lendário Paradise Lost, um dos grupos mais respeitados no cenário do metal mundial, está de volta para delírio dos fãs brasileiros. Neste momento, Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Adrian Erlandsson (bateria) estão na estrada promovendo o recém-lançado e já aclamado “The Plague Within”. Este disco recoloca a banda em destaque justamente pelo fato de trazer aquela sonoridade mais pesada e densa do começo de carreira.

Saiba mais informações sobre as outras atrações do Overload Music Fest em http://theultimatemusic.com/?s=overload+music+fest ou no evento no Facebook em https://www.facebook.com/events/838783492862238/.

Links relacionados:

Serviço São Paulo
Overload orgulhosamente apresenta Overload Music Fest 2015
Dias: 5 e 6 de setembro (sábado e domingo)
Local: Via Marquês
End: Rua Marquês de São Vicente, 1589 (próximo ao Metrô Palmeiras-Barra Funda)
Hora: 15h (open doors)
Censura: 18 anos
Assessoria de Imprensa: press@theultimatemusic.com

Programação
5 de Setembro: Anathema, The Reign of Kindo, Riverside, Novembers Doom (Acústico), Andy McKee
6 de Setembro: Paradise Lost, Novembers Doom (elétrico), Mono, Antimatter

Ingressos:
Pista: R$ 180,00 (meia entrada/promocional antecipado) | R$ 360,00 (inteira)
Camarote: R$ 250,00 (meia entrada/promocional antecipado) | R$ 500,00 (inteira)

2 Day Pass: R$ 340,00 (pista) | R$ 460,00 (camarote)

Ingresso promocional antecipado válido mediante entrega de 1kg de alimento não-perecível na entrada do evento.

Ingresso online: www.clubedoingresso.com (parcelado em até 6 vezes)

Ponto de venda sem taxa de conveniência:
- Paranoid (Galeria do Rock - 2º Andar - Loja 315) | Pagamento apenas em dinheiro

Pontos de venda com taxa de conveniência:
- Loja 255 (Galeria do Rock) | Pagamento com cartões de débito e crédito (à vista)

Carioca Club Pinheiros
Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros (ao lado da estação Faria Lima do Metrô)
De segunda à sexta-feira das 10h às 18h | Sábado das 12h às 18h
Pagamento com cartões de débito/crédito (à vista)


SOCIAL DISPARITY: conheça a banda
A Banda Social Disparity​ é uma banda de Metal/Hardcore que começou em 2008 e tem como características em suas músicas o alerta e o protesto dentro do foco cotidiano, mas também traz a mensagem de esperança que com perseverança e luta a vitória sempre e alcançada, com temas políticos, sociais e espirituais em seus textos.

A banda atualmente é formada por Elder Candido, nos vocais; Bob Nielsen, na Guitarra; Eduardo Reis, na Bateria e Mathaus Fortis, no Baixo e estão prestes a lança o seu primeiro CD, que além da mistura apocalíptica do peso do metal e a agressividade do hardcore, contaram com a participação de Pece Garcia da banda Vox e Jobel Rangel da banda “CRULD” em duas de suas faixas, e também fazem uma mistura inusitada, porém sincera com o Hip-Hop tradicional do grupo La-banca.

'Legado' foi produzido por Bob Nielsen e Eduardo Reis e foi gravado, mixado e masterizado no “Áudio Space Studio”, do amigo e parceiro Adriano Scaramussa, que contou com serviços técnicos de Daniel Escobar, Felipe Sliciel. O amigo Eric Rodrigues “Pr.Peruca”, presenteou a banca com a arte da capa, e Rafael Monteiro “O Boka” foi o responsável por todo o designer gráfico do CD.

A Social Disparity também traz no encarte seu CD os 2 depoimentos poéticos escritos por Thadeu Kaiser “DZSPERO” e Pece Garcia “Vox, que relatam o desejo e a mensagem da antiga O.F.C – Old Friends Crew, para os que se sentem incumbidos de transmitir e carregar, ... um “Legado”.

Video teaser de 'Legado' :



MAÏEUTISTE lança novo vídeo
Os franceses do Maïeutiste lançaram recentemente um vídeo para a faixa Lifeless Visions. O vídeo pode ser visto no seguinte link:


A música estará no álbum auto-intitulado que será lançado no dia 19 de setembro via Les Acteurs de l'Ombre Productions. O disco foi gravado e mixado por Ari Lausseur e masterizado por Hex Memitim tendo 100 cópias limitadas em versão luxuosa digipack.

Mais informações:


AS DRAMATIC HOMAGE: Apresentando nova formação em show ao lado de Anthares e Genocídio
E no dia 05/09 (sábado) o AS DRAMATIC HOMAGE estará voltando aos palcos, e em grande estilo, pois estará tocando ao lado de dois grandes nomes do Metal nacional, o Anthares e Genocídio.

Sendo que também o ADH estará apresentando sua nova formação, com a adição de Leonardo Silva (teclado) e Vinícius Rodrigues (bateria), no qual já entraram assumindo os compromissos e funções no período de gravações do EP “Enlighten”, e para os shows marcados para 2015. Então neste sábado o ADH irá fazer o show de estreia com os novos integrantes, que definitivamente ajudaram a revigorar a potência e atmosfera da música da banda. E aproveitando a oportunidade também apresentarão uma música inédita, que estará no EP “Enlighten”.

O evento está previsto para iniciar as 20h, com ingresso antecipado custando R$35,00. Para mais informações acesse o evento:



Links Relacionados:

Twitter: @ADHMetal


GODZORDER: Entrevista para a revista digital Collapse Underground Art
Antes do lançamento oficial do EP “Obey”, o GODZORDER concedeu uma entrevista exclusiva para revista Collapse Underground Art, que chegou a sua 4° edição.

Onde o vocalista/baixista Rafael “Barba” falou sobre o processo de composição do EP, dificuldades do underground e muito mais.

Acesse o link a seguir e leia a entrevista na integra:



Links Relacionados:



CHAOTIC SYSTEM: Tour em MG iniciando nesta sexta-feira
E o Crust/Grindcore do CHAOTIC SYSTEM está pronto para invadir Minas Gerais, onde iniciam sua mini tour nesta sexta feira na cidade de Divinópolis no “Ruídos Extremos 7”, onde dividiram o palco com mais 3 bandas da região.

Acesse o link a seguir e saiba mais sobre o show do dia 04/09:


Já no dia 05/09 o CHAOTIC SYSTEM vai para Itaúna participar do “Union Metal Punk’s Fest 02”, onde tocarão ao lado de mais 4 bandas mineiras.

Acesse o link a seguir e saiba mais sobre o show do dia 05/09:



Dia 06/09 é a vez da cidade de Contagem ser devastada, onde o CHAOTIC participará do “Aniversário Brutal Fest IV”, que será gratuito ao público, com 5 bandas destilando extremidade para todos os lados.

Acesse o link a seguir e saiba mais sobre o show do dia 06/09:


E finalizando a tour, nada melhor que no dia 07/09, onde vão para Betim tocar no “Gig Anti 7 de Setembro”, que também será gratuito ao público, além de uma feijoada vegana free, e claro muito HC, Crust, Grind e Punk nos ouvidos, que além do CHAOTICterá mais 4 bandas endiabradas para encerrar com chave de ouro.

Acesse o link a seguir e saiba mais sobre o show do dia 07/09:


Links Relacionados:



ALKANZA: O que acha de ouvir “Colonizado Pelo Sistema” antes de seu lançamento?!
No dia 7 de setembro os thrashers catarinenses do ALKANZA estarão lançando seu novo trabalho, “Colonizado Pelo Sistema”, que apresenta uma abordagem lírica forte e critica, assim como um som intenso e violentamente abusivo.

Mas se você não quiser esperar até o dia 07/09, a Heavy And Hell Press disponibilizou o álbum em uma das maiores plataformas digitais do mundo, a CD Baby, onde você pode fazer o download do disco por um preço irrisório e ainda contribuir para o crescimento da banda.

Aproveite e faça o download autorizado antes do lançamento no link a seguir:

Links Relacionados:



STONERIA: Debut autointitulado marcando de vez seu caminho no cenário Stoner Rock
Se em 2010 o STONERIA já tinha causado impacto com o EP “Máquina do Sexo”, em 2014 com o lançamento do primeiro álbum completo (que leva o nome da banda) seria sua consagração no Stoner Rock nacional.

Stoneria” foi lançado em março de 2014, onde foi concebido no famoso estúdio El Rocha e produzido por Fernando Sanches (O Inimigo/ex-CPM22), que fez um grande trabalho, deixando a sonoridade da banda mais atual, não tão retro, e com os timbres bem encaixados.

São dez faixas que transbordam energia, e trazem o poder do Stoner, aliado a suas letras sarcásticas e com um bom toque de humor que o estilo pede.

Se você ainda não ouviu “Stoneria” está perdendo tempo, ouça no link a seguir e comprove sua força:


Links Relacionados:



MACACOS ME MORDAM: Baixe agora mesmo os discos da banda!
Dizer que a era digital prejudicou a cena musical não é novidade, mas nada melhor que usa-la ao nosso favor, pois mesmo que muitos reclamem da baixa venda de materiais, ah também de se mencionar o quanto longe sua música pode chegar, já que é inevitável impedir os downloads.

Sendo assim os cariocas do MACACOS ME MORDAM liberaram para download seus dois discos, o Debut “Ranca-Toco” (09) e o EP “Não Gostou? Foda-se” (14). Em uma maneira de atingir mais pessoas, e tendo disponível o material físico para os fãs comprarem.

Se você ainda não conhece o som de uma das melhores bandas de Punk/HC do RJ aí está a oportunidade, baixe gratuitamente seus dois trabalhos e se prepare para o mosh!

Link para o download:


Links Relacionados:

Twitter: @macacosrj
Instagram: @macacosmemordamrj


DAYDREAM XI: Tomás Gonzaga na família Darkglass

O baixista da banda DAYDREAM XI, Tomás Gonzaga, anuncia que agora faz parte da família da empresa Darkglass Electronics.

A empresa ficou conhecida pela qualidade de seus pedais de efeito e equipamentos para baixo. O material é projetado e fabricado na Finlândia e montado de forma manual nos Estados Unidos.

Entre seus artistas, músicos de bandas como Faith No More, Meshuggah, Peter Gabriel, Devin Townsend, Mastodon, entre outras. Conheça mais da empresa: www.darkglass.com

“Fazer parte dessa família é mais do que uma honra, mas sim um sonho realizado. O pedal Microtubes B7K é a reunião de todos os atributos e requisitos que se pode imaginar para se ter o melhor pedal de distorção com pre-amp. É o pedal indispensável para qualquer baixista de rock ou metal. Não importa o resto do seu equipamento, os pedais da Darkglass Electronics farão toda a diferença no seu som!”

Agora o baixista junto com sua banda promovem o recém-lançado clipe para a música ‘Keeping The Dream Alive’, dirigido por Ulisses da Motta e produzido por Isadora Aquini. Coreografia e performance ficou a cargo de Letícia Paranhos.

https://www.youtube.com/watch?v=1YDwYBwSIuE

O clipe foir retirado do álbum ‘The Grand Disguise’, que ganhou destaque entre os melhores lançamentos de 2014 em vários sites especializados no Brasil, América Latina e EUA.

‘The Grand Disguise’ foi produzido pelo vocalista Tiago Masseti e pelo sueco Jens Bogren (Opeth, Symphony X, Pain of Salvation, James LaBrie) que também masterizou o trabalho em seu estúdio Fascination Street.

Contato: contact@daydreamxi.com

Sites Relacionados:
www.daydreamxi.com
www.facebook.com/DaydreamXI
www.metalmedia.com.br/daydreamxi



ANCESTTRAL & VETOR: preparando uma demolição para a Baixada Santista


Os fãs de Metal de alta qualidade têm um compromisso imperdível para o dia 13 de setembro: uma edição muito especial do projeto Trinca dos Infernos.

No domingo, três grandes nomes do Metal nacional estarão lançando trabalhos: ANCESTTRAL com seu single ‘What Will You Do?’, VETOR com o álbum ‘Chaos Before The End’ e DARK WITCH com o álbum ‘The Circle Of Blood’.

O ingresso custa míseros R$16,00 e será vendido na porta. O evento acontecerá no Studio Rock Café (Av. Marechal Deodoro, 110) na cidade de Santos.

Saiba mais sobre as bandas e o evento pelo link: https://www.facebook.com/events/898950226819508/



NANDO MORAES: conheça o blog da Adágio Escola de Música

Entre as aulas que dá em sua escola, NANDO MORAES tira um tempo para escrever para seu Blog, hospedado nas entranhas do site da Adágio Escola de Música.

O mais interessante do blog, é que ele não é voltado apenas para os estudos, mas para todos que gostam de boa música. Nele podemos encontrar ótimos textos sobre discos clássicos que ganham uma visão mais apurada pelos textos de NANDO MORAES, confira:

http://adagioescola.com.br/blog/

Entre aulas, textos e vídeos, o talentoso guitarrista arruma tempo para divulgar seu primeiro álbum solo, ‘Ignited!’, que segundo o mesmo, pode ser melhor definido por Prog Metal Instrumental, devido a abrangência de diferentes momentos que permeiam as composições, que vão de baladas a momentos de muito peso e “quebradeira” rítmica, muitas modulações e, claro, solos intricados em profusão.

O guitarrista liberou algumas músicas do álbum:

www.soundcloud.com/nando-moraes-2/here-it-comes-the-machine

www.soundcloud.com/nando-moraes-2/the-voyager

www.youtube.com/watch?v=g8w0jsw88BM

‘Ignited!’ está disponível para compra online. Adeptos das mídias digitais, já podem adquirir o material em lojas como iTunes, PlayStore, entre outras.

Para quem prefere ter o material físico, o CD está disponível em formato Digipack de luxo e pode ser adquirido pelo site na loja virtual:

http://www.nandomoraes.com.br/item/cd-nando-moraes-ignited-digipack/

Contato: contato@nandomoraes.com.br

Sites Relacionados:
www.facebook.com/nandomoraessolo
www.metalmedia.com.br/nandomoraes



SAVE OUR SOULS: ‘The OtherSide’ disponível para venda digital


Para o pessoal que prefere ouvir música em seus aparelhos portáteis, iPhones, Smartphones e similares, mas não deixa de exigir qualidade em seus downloads, o recém-lançado álbum do SAVE OUR SOULS, ‘The OtherSide’, está disponível em mídia digital.

Para comprar o álbum com alta qualidade e ainda ajudar a banda, visite:

http://www.cdbaby.com/cd/saveoursouls2

Para quem preferir, a versão física de ‘The Otherside’ também já está disponível para venda diretamente com a banda por email ou Facebook, pelo site da Shinigami Records e nas melhores lojas especializadas.

O álbum foi gravado no estúdio UFO e conta com produção de Diego Voges. A capa criada pelo artista João Duarte que já ilustrou capas de bandas como Angra, Circle II Circle e Woslom.

Contato: contato@saveoursouls.com.br

Sites relacionados:
www.saveoursouls.com.br
www.facebook.com/SaveOurSoulsPage
www.metalmedia.com.br/saveoursouls

Obs.: As notas publicadas nesta seção são de responsabilidade das assessorias das bandas/artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário