quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Cryptopsy – “The Book of Suffering (Tome 1)” – EP – 2015 – Independente (Importado)

Mesmo estando desde 1992 na ativa e mais de uma dezena de trabalhos lançados (sendo sete full-lenghts), os canadenses do Cryptopsy fizeram uma campanha de financiamento coletivo para lançar este EP e atingiu seus objetivos. Isso mostra que o mercado independente e suas novas formas de trabalho estão caminhando pra frente.

Indo ao que interessa, o Cryptopsy traz neste novo trabalho um exemplo a ser seguido. Afinal, a banda investe no que chamamos de Technical Death Metal, mas o faz com brilho e feeling, coisa que não vem acontecendo a algum tempo dentro do estilo, pois temos visto bandas que investem em uma sonoridade que prima mais por ser intrincada e parece um verdadeiro ‘workshop’.

O que temos aqui é uma aula de coesão, precisão e técnica que gera música, não masturbações. Riffs bem elaborados com certa dose de melodia, solos bem encaixados e com um sentido, baixo com excelentes linhas e destaque nos ‘slaps’, além de uma bateria muito bem explorada e que comanda as quebradas.

Destaque individual para o vocalista Matt McGachy que demonstra uma técnica e versatilidade impressionantes indo do gutural ao rasgado com um piscar de olhos e urrando com a alma. As quatro composições, apesar de manter a identidade, mostram uma boa distinção uma das outras carregando cada uma sua característica. Tudo tendo uma produção moderna, mas que deixa a naturalidade prevalecer. Ótimo trabalho.


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records