sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Masterplan – “Keep Your Dream aLive” – 2015 – Shinigami Records (Nacional)

Quando o Masterplan surgiu em 2001 contando com seu mentor Roland Grapow (guitarra) e Uli Kusch (bateria), dois recém chutados do Helloween na época, a impressão é que se tratava de um projeto de qualidade, mas que não duraria muito.

Impressão errada (ainda bem), hoje a banda já possui cinco trabalhos de estúdio e totaliza mais de uma dezena de lançamentos somando todos os formatos, mesmo com consideráveis trocas de integrantes. Melhor de tudo, fazendo um som de qualidade e mantendo uma regularidade pouco vistas até mesmo em grupos mais bem sucedidos.

Agora, a banda que conta com Rick Altzi (vocal, At Vance), Rolando Grapow (guitarra), Jari Kainulainen (baixo, ex-Stratovarius), Martin "Marthus" Skaroupka (bateria, Cradle of Filth) e Axel Mackenrott (teclado), chega ao seu primeiro trabalho ao vivo e mostram o ‘porquê’ de ao menos estarem estabelecidos.

O CD traz uma apresentação no Masters of Rock de 2013, na República Checa, e mostra uma banda com gana, além de provar que Altzi (que entrou no grupo naquele ano) foi uma ótima escolha. Afinal, a performance do vocalista é irrepreensível, sendo que interpreta as composições de seus antecessores de forma tranquila e impondo seu estilo (e olha que Jorn Lande gravou a maior parte do material do Masterplan, hein).

Prova disso são suas linhas em Enlighten Me, Crystal Night, Keep Your Dream Alive, Hero, enfim, em quase toda a apresentação. Tudo contando com ótimos backings de Grapow, que entende do assunto. Aliás, no repertório um set list que abrange toda a carreira da banda com seus clássicos, notando que a banda priorizou principalmente as faixas de refrãos fortes.

A plateia se mostra receptiva, enquanto a banda faz um show bem correto, onde a única diferença para as versões de estúdio é o peso em dobro nas músicas, coisa mais do que natural quando se trata de um álbum ao vivo. Destaque para Grapow e sua virtuose, além de Kainulainen que sempre foi um exímio baixista.

Mas, ainda tem o DVD bônus e é de tirar o fôlego! Além do vídeo de toda a apresentação contida no CD, os extras trazem o show no Wacken 2014, na Alemanha e mostra passagens do grupo pelos EUA e Ásia, incluindo imagens da banda na estrada. Os extras também trazem todos os vídeos oficiais, provando que o trabalho é um grande deleite para os fãs, mas que deve ser conferido por todos, afinal foi lançado no Brasil via Shinigami Records. Excelente!


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário