quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Lynyrd Skynyrd – “One More For The Fans”

(2015 – CD/DVD - Nacional)

Shinigami Records

Com título inspirado no lendário álbum ao vivo “One More Form The Road” (1976) da maior banda de Southern Rock da história, o Lynyrd Skynyrd, este trabalho é uma verdadeira celebração aos clássicos do grupo de Jacksonville. Não merece ser chamado de tributo por dois motivos: primeiro porque a banda está aí firme e forte, segundo porque realmente é uma celebração ao vivo com artistas que dispensam comentários.

Todos merecem ser citados, então vamos lá. Participam do CD (que é duplo, por sinal) Randy Houser, Robert Randolph & Jimmy Hall, Aaron Lewis, Blackberry Smoke, O.A.R., Cheap Trick, moe. & John Hiatt, Gov’t Mule, Warren Haynes, Jamey Johnson, Jason Isabell, Peter Frampton, Tracy Adkins, Charlie Daniells e Donnie VaZant, Alabama, Greg Allman e o próprio Lynyrd Skynyrd.

Gravado no Fox Theatre, em Atlanta (EUA) em 2014, o disco traz o melhor da nata do Country Rock, Soul, Blues, Classic Rock e Southern Rock em um repertório escolhido a dedo e com performances de tirar o chapéu. Não há um deslize sequer, todas as versões chamam atenção e depois é difícil tirar a bolachinha do toca CD.

Mas claro, sempre tem os destaques e a performance de Robert Randolph & Jimmy Hall em You Got That Right é a primeira que chama atenção. É de embasbacar como a guitarra pedal steel (deitada) de Randolph caiu como uma luva na canção e parece cantar junto com a dupla.

Don´t Ask Me No Questions é uma versão e tanta do O.A.R. sendo que o Cheap Trick faz uma interpretação bem pesada de Gimme Back My Bullets. É claro que o Gov’t Mule não iria fazer feio em Simple Man e a música que arranca ‘suor dos olhos’ de qualquer um, com a banda não foi diferente.

O ex-cabeludo Peter Frampton mantém a pegada Country Rock em Call Me The Breeze e mostra estar em ótima forma, enquanto Tracy Adkins dá o seu ‘vozerão’ para interpretar a divertida What’s Your Name. A balada Tuesday Gone recebeu uma roupagem Blues de Greg Allman que antes do Lynyrd Skynyrd fecha a celebração com chave de ouro.

Os anfitriões destroem tudo com três composições, Travelin’ Man, Free Bird e o hit mor Sweet Home Alabama. Não tem muito que falar desta glorificada apresentação, a não ser que a banda se mostra que nem vinho, quanto mais velha melhor e ainda por cima mais coesa.

Vale destacar que “One More For The Fans” foi lançado em DVD também, mas em separado. O repertório é idêntico ao do CD, mas o DVD traz bônus com entrevistas com a banda e, em separado, os convidados comentando as influências e os influenciados, e a relação do Lynyrd Skynyrd com o Country.

Além de um show impecável, a captação é de tirar o chapéu. Áudio de primeira linha, filmagem e edição mais do que acima da média, também fazem com que o espectador fique viciado e não queira desligar o vídeo. O momento mais especial sem dúvidas é quando Johnny Van Zant faz dueto com o falecido irmão Ronnie Van Zant (que aparece no telão), aonde fica difícil de não arrepiar. O show se encerra com a banda e todos os convidados no palco em Sweet Home Alabama.

“One More For The Fans” é um trabalho clássico que merece mais que uma nota, merece estar em cada estante de colecionador de Rock que se preze, afinal é memorável. E mais, ter um pacote desses em CD e DVD lançados aqui no Brasil torna-se obrigatório adquiri-lo, pois se o não fizer e for fã do grupo, o arrependimento é garantido.


10


Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário