quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cavera – “Unfit For Rational Consumption”

(2014 – Nacional)

Independente

O Metal, assim como a música em geral, se moderniza mesmo pouco se reinventando (atualmente). Afinal, um estilo que perdura por mais de quarenta anos foi explorado de todas as formas e mantém-se no cenário mundial como um dos mais fortes gêneros da música. É compreensível que muitos radicais não aceitem as vertentes mais modernas, afinal cada um ouve o que quer.

O que não é compreensível é não admitir a qualidade das bandas atuais e taxar isso como tendencioso. Afinal, só o tempo dirá. Fato é que as bandas que investem em uma produção mais pasteurizada (neste caso nem tanto) e em levadas mais ‘grooveadas’ têm ganhado espaço e muita coisa interessante apareceu.

A banda Cavera, de Carlos Barbosa/RS, investe num som atual e mescla isso com o Metal alternativo feito no início dos anos 2000. É como se o System of Down soasse mais visceral e pesado. Até porque a principal característica da banda é o peso e a veia Thrash Metal contida em suas músicas.

Os timbres de guitarras deram ainda mais excelência aos riffs muito bem encaixados, sendo que as linhas de baixo aliam-se dando ainda mais peso e a bateria comanda as levadas e quebradas que variam e é o grande diferencial da banda. Os vocais transitam entre o mais limpo e tem passagens agressivas, mostrando que versatilidade é o forte do grupo.

A produção, a cargo de Ernani Savaris, é de alto nível, assim como a arte gráfica que conta com uma belíssima capa feita por Diego Gedoz de Souza. Seria injustiça destacar uma ou outra faixa pelo tremendo equilíbrio do disco, até porque cada audição de “Unfit For Rational Consumption” o deixa mais interessante.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário