sábado, 20 de fevereiro de 2016

Cirith Gorgor – “Visions of Exalted Lucifer”

(2016 – Importado)
                                               
Hammerheart Records

Em 2016 os holandeses do Cirith Gorgor completam 20 anos de existência sob essa alcunha, já que iniciaram a carreira com o nome de Dark Sorceres em 1993 adotando o atual no já longínquo ano de 1996. E, não exatamente pra celebrar esses 20 (3) anos, a banda lança seu sexto álbum de estúdio, este “Visions of Exalted Lucifer”.

Ao mesmo tempo em que não deve nada para os grandes nomes do Black Metal atual, a banda chega a seu novo trabalho a algo comum. Não, não se trata de algo ruim e/ou pejorativo, de forma alguma. O fato é que, enquanto o quinteto investia em um Black Metal mais enraizado, porém ‘cult’ e bem particular, hoje atingem uma fórmula já bastante explorada.

Fato é que há qualidade, mas é impossível não nos remetermos a nomes como Immortal, Enthroned e até Behemoth. Riffs caóticos típicos do estilo, levadas velozes e berros insanos se aliam a uma execução coesa e de técnica apurada. O bom é que a banda consegue incluir passagens mais cadenciadas (bem breves e esporádicas) e ainda dar um clima mais particular às composições.

A produção também é primorosa e supera os outros lançamentos, seguindo a média dos lançamentos atuais do estilo. Destaque para as faixas Salvator, Wille zur Macht e Into the Nameless Void, mas há um bom equilíbrio entre as sete composições do disco. Muito bom, mas pouco inovador.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário