quarta-feira, 25 de maio de 2016

Torture Squad – “Return of Evil”

(2016 – EP – Nacional)
                                                
Shinigami Records

“Return of Evil” pode ter vários significados para o Torture Squad, uma das maiores bandas de Metal extremo em atividade no Brasil. Um deles é a volta à formação em quarteto, o outro é o retorno às suas características iniciais e por fim a recuperação do espaço que praticamente nunca perderam.

Estreando a vocalista Mayara ‘Undead’ Puertas (ex-Necromesis) e o guitarrista Rene Simonato (Em Ruínas e Guillotine), a banda deixa a sonoridade Thrash Metal adotada em “Esquadrão de Tortura” (2013) e retoma o Death/Thrash Metal que a consagrou, porém incrementando elementos novos.

Não, mesmo soando de forma diferente como trio anteriormente, o Torture Squad nunca perdeu sua identidade e em “Returno of Evil” não é diferente. Naturalmente, devido à extremidade e versatilidade entre o gutural e o rasgado dos vocais de Mayara, a banda trouxe a linha do Metal da morte em evidência novamente, mas mais moderna e menos seca que nos seu auge (fase “Pandemonium”).

Para o leitor não se assustar com a palavra ‘moderna’, o grupo mostra mais variação no ritmo e levadas com doses homeopáticas de ‘groove’ o que só aumentou a qualidade das músicas. Ao mesmo tempo, o trabalho das guitarras soa mais visceral e direto, com riffs estonteantes e bem desenvolvidos.

O baterista Amilcar Christófaro dispensa apresentações e forma uma das melhores cozinhas do Brasil ao lado de Castor, mas quem se destaca mesmo aqui é o baixista. Com linhas sólidas, castor consegue segurar a barra como poucos e impõe um baixo potente e com destaque nas músicas.

São quatro composições e a já conhecida (divulgada como prévia) faixa título já pode se considerar um clássico da banda, afinal resume bem o que o Torture se tornou atualmente. A brutal Swallow Your Reality traz a banda atualizada, com uma quebrada e levadas de bateria bem atuais, sendo que Dreadful Lies representa o maior ápice brutal do disco. Fechando, a instrumental Iron Squad é uma das melhores instrumentais já ouvidas no Metal extremo com linhas acústicas soberbas! Tudo com uma produção de primeira linha de Wagner Meirinho e da banda no Na Cena Studios. Ainda como bônus multimídia, há o clipe de Return f Evil e um mini-documentário bem bacana com cenas de ensaio e gravação, além de declarações. Muito bom!


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário