sexta-feira, 17 de junho de 2016

Buaiteoir – “Tionscnamh”

(2014 – Nacional)
                          
Independente

“Tionscnamh” é o primeiro álbum da banda de Folk Metal capitaneada pelo multi-instrumentista pernambucano João Andrade. O título do trabalho é em gaélico e significa origem, algo bem propício para a sonoridade proposta que mescla bem o Metal com música folk.

Muitos instrumentos como flautas, hurdy gurdy, bandolim, bodhràn estão inclusos nas composições e contrastam com guitarras pesadas e uma cozinha que enfatiza tal peso, mas o segredo está na forma de encaixá-los. Afinal, Andrade se mostra um cara diferenciado nisso e cria temas realmente épicos e que levam o ouvinte a uma verdadeira viagem.

Mas, o ouvinte mais resistente e que pende pelos lados do Metal deve saber que quando a banda investe em sons mais pesados, a mescla de Death e Black Metal se faz presente e sem economizar agressividade. Basta ouvir composições como Suaimhneas Siorai (R.I.P.) e Buaiteoir para comprovar tal fato.

Outro fator pra quem gosta de peso é o clima soturno das composições, que fogem dos tradicionais ritmos dançantes do estilo, fato provado em composições mais sombrias como Dreizehnter Oktober e a viajante Reblossom. A única ressalva fica por conta da produção um pouco áspera, já que algo mais polido casaria perfeitamente com a proposta da banda. No mais, se o leitor procura um Folk Metal que foge do senso comum, o Buaiteoir é uma grande pedida.


8,0

Vitor Franceschini

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário