terça-feira, 5 de julho de 2016

Roadie Metal – “Volume 7”

(2016 – Nacional)

Roadie Metal

O sujeito que se diz apoiador da cena e que levanta a bandeira do underground, mas ainda não conhece o programa de web rádio Roadie Metal, está cometendo um grave erro. Afinal, o veículo que hoje além de programa radiofônico, é site e assessoria de imprensa só fez crescer e se expandiu por todo o país, trazendo inclusive a coletânea que carrega seu nome e já está em seu sétimo volume.

Neste caso, a nova edição é exatamente esta que iremos resenhar e, sinceramente, apenas daremos um empurrão, pois elogiar a iniciativa é chover no molhado. Afinal, trazer um CD duplo, com embalagem bem legal, quase quarenta bandas distribuídas em 160 minutos de música pesada já é merecedor de muitos elogios.

Mas, vamos a alguns pontos fortes (que não são poucos) da coletânea que já traz alguns nomes conhecidos do underground nacional, tais como Syren, Tropa de Shock, Válvera, Makinária Rock, Voodoopriest, Forkill, Demolition e Hellmotz. Todos estão na luta, mas possuem certo espaço conquistado e não é pra menos, pois são talentosíssimos naquilo que se arriscam.

Coletâneas assim não têm como escapar de altos e baixos, principalmente em se tratando de produção sonora. Até porque no caso da Roadie Metal a gravação fica por conta de cada banda. Porém, sem exageros ou demagogia (o CD está aí pra quem quiser ouvir), nenhuma gravação é de baixa qualidade e/ou compromete o trabalho.

Assim como há as bandas que estão um passo à frente das outras, há aquelas que precisam apenas de ajustes, mas nenhuma sem talento. Dentre as mais promissoras estão Dolores Dolores e seu Hard/Heavy Progressivo, Underload, que coincidentemente segue a mesma linha com uma dose a mais de melodia, além da Overhead e seu Rockão pesado cantado em português.


Outras gratas surpresas ficam por conta da Kryour, Criminal Brain e Handsaw que junto com Death Chaos e Dioxina representam bem o Metal extremo e seus tentáculos. Essas menções são realmente às que chamaram atenção desde uma primeira audição, o que não desqualifica as bandas aqui não forma citadas, afinal como dito antes, a falta de talento é nula no trabalho.

O melhor de tudo é que a Roadie Metal não é comercializada e é distribuída gratuitamente. Basta ouvir o programa no Canal Felicidade as quintas a partir das 20h30 e aos sábados às 14h40, participar com o apresentador e idealizador Gleison Junior e torcer pra levar uma cópia deste conceituado trabalho. Mais um ‘trampo’ que enaltece a cena underground nacional.


8,0


Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records