terça-feira, 5 de julho de 2016

Sabaton – “Heroes On Tour”

(2016 – DVD/CD – Nacional)
                           
Shinigami Records

Não tem como discordar de que o Sabaton é uma das bandas atuais mais bem sucedidas dentro do Power Metal. Pode não ser a preferida do leitor, mas sem sombras de dúvidas é uma das mais legais da atualidade e das poucas que conseguem chamar atenção por unir linguagens que vão além da música, mesclando a isso apresentações preocupadas com o visual/teatrais e se utilizando de temáticas reais, mesmo que às vezes sendo matefóricas.

Ousados, o quinteto de Falun (Suécia) traz neste novo trabalho um DVD duplo além de um CD que ganhou versão nacional através da gravadora Shinigami Records. Enquanto um DVD apresenta o show da banda no Wacken Open Air 2015, o outro mostra o grupo se apresentando em seu próprio festival na sua cidade natal. O CD traz o áudio do show do Wacken, com algumas pequenas exclusões.

No DVD 1, a apresentação do Wacken mostra um show memorável, iniciado ainda à luz do dia com uma plateia imensa que impressiona a própria banda. Com uma presença de palco fora do comum e com o vocalista Joakim Brodén tendo a galera na mão, a apresentação se destaca pela energia e coesão dos músicos.

O show ainda conta com intercalações de imagens de bastidores (que legal ver os roadies vestidos de soldados, afinal a temática da banda é a guerra!) e declarações com legendas em inglês. Outro fato impressionante é a popularidade da banda na Europa, sendo que na galera tem até uns ‘sujeitos’ fantasiados como Brodén.

Ainda há dois bônus no primeiro DVD, sendo um deles o evento "Noch ein Bier" que mostra a seletiva com as cervejarias disputando qual iria fabricar a cerveja da banda. O outro é o "Sabaton With Bohemian Symphony Orchestra Prague" que mostra trechos do ensaio e da apresentação dos suecos com a orquestra da capital da Rep. Checa.

No DVD 2 a banda se apresenta no Sabaton Open Air em Falun também em 2015. O show é menor em questão de espaço e maior no tracklist. São mais de 100 minutos de uma apresentação que não perde em nada em energia e garra, além da tradicional presença de palco do grupo, que neste caso fica ainda mais intimista.

Há também imagens de bastidores, inclusive as duas opções de acompanhar o show são interessantes. Uma é a ‘Live Angle’, onde o espectador assiste ao show normalmente, a outra é a ‘Studio Angle’ que mostra os músicos em uma performance em estúdio com o mesmo áudio do show, talvez acertando alguns erros lá cometidos.

“Heroes On Tour”, como dito antes, é um trabalho extremamente ousado e ao mesmo tempo diferenciado, oferecido especialmente aos fãs da banda, mas que vale ser conferido por todos os amantes do Power Metal. Com um conteúdo completo e muito profissional, não pode passar despercebido.


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário