quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Melanie Klain – “Análise do Caos”

(2016 – Nacional)
                
Independente

Se fosse de propósito não seria tão propício analisar este “Análise do Caos” (desculpe o trocadilho), debut da banda paulista Melanie Klain. Afinal, vivemos um momento político conturbado, com este dia de hoje sendo o ápice de uma era (ou melhor, seu fim), porém que nos mantém inseguros e sem perspectivas como quase sempre.

Afinal, a banda traz em suas letras em português o que realmente o título do disco traduz: uma análise do caos em que vivemos neste país e, claro, com reflexos globais. Isto é, uma análise de uma sociedade corrompida, sofrida e extremamente doente.

Mas, a coisa aqui não se reflete tanto na sonoridade da banda, até porque o quinteto opta por algo mais versátil com ritmos variados. Irrotulável, a música da Melanie Klain traz propostas que passam pelo Groove Metal, HC nova-iorquino, Rock nacional e até Prog Metal, sim isso mesmo.

Esbanjando técnica, a banda consegue alternar desde os ritmos de suas músicas, com quebradas bruscas e outras mais brandas, passando pelos climas eufóricos, momentos de revolta e outros mais reflexivos, até mostrando peso (em sua maior parte) e sutileza em alguns momentos.

O vocalista Duzinho é um bom cantor além dos vocais agressivos e conta, esporadicamente, com a colaboração de backings bem encaixados e que fazem a diferença. A produção do trabalho é irrepreensível e dá ainda mais ênfase à qualidade. No final, “Análise do Caos” é um disco inteligente, acima de tudo.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário