sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ministério da Discórdia – “Abismo”

(2016 – Nacional)

Independente

O Metal cantado em português, apesar de ter um pouco mais de portas abertas atualmente, ainda sofre um pouco com tabus inexplicáveis. Afinal, a fonética da língua cai bem na música pesada, além de o entendimento da língua ajudar na agressividade típica do estilo.

Bom, de qualquer forma, temos aqui o Ministério da Discórdia que opta por cantar em nossa língua pátria e está divulgando seu segundo álbum, este “Abismo”. O disco traz a particularidade da banda, além de uma dose extra de raiva e temáticas que casam com os tempos atuais, mas escritas de certa forma metaforicamente e com pouca sutileza.

O instrumental da banda encarna o Metal clássico criado por Black Sabbath (banda que a banda coverizava no início de carreira) e que ganhou formas épicas e ‘doomers’ nas mãos de nomes como Candlemass e Solitude Aeternus. Mas, claro que com suas particularidades que ficam principalmente por conta da energia alta das composições e sua dinâmica.

As mudanças de direção, variação rítmica e viradas insanas são outros pontos fortes da banda, que além de tudo consegue investir em uma melodia diferenciada e densa. Tudo graças ao belo trabalho de bases e solos de guitarras, além de uma cozinha extremamente competente e pulsante.

Maurício Sabbag, que também é guitarrista, possui um forte vocal e mantém uma interpretação equilibrada. A produção orgânica, porém atual, além da belíssima arte da capa contribuem para que o resultado final seja mais do que positivo. São cinco faixas inéditas de extrema qualidade, onde seria injusto destacar uma ou outra. Ainda há três bônus ao vivo. “Abismo” é diversão garantida.


8,5

Vitor Franceschini


Um comentário: