terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Flammea – “Dark Brain / First Scream”

(2015 – Nacional)
                                               
Rock Brigade Records


A Flammea foi um dos primeiros grupos brasileiros composta só por mulheres e que soube abalar as estruturas do underground mesclando Heavy Metal e Thrash Metal, além de adotar melodias que até aproximam sua sonoridade do Hard Rock.

A banda contou com mais de uma dezena de integrantes, todas mulheres e após esse lançamento que faz jus a história, resolveu retomar as atividades em 2016 e conta com Rosane Galvão (baixo), Ana Lima (bateria), Luciana Boas (guitarra) e Ananda Martins (vocal).   

Composta por musicistas de gabarito, a banda mostra uma sonoridade típica da época. Isto é, visceral, porém bem trabalhada e executada, com peso na medida certa e uma produção até que boa para época, afinal eram demos lançadas em fitinhas, que ganharam uma melhor qualidade com a remasterização.

O mais interessante é notar como a banda era pra frente, não se incomodando em colocar elementos atípicos no Metal, como a gaita melodiosa de Scream of Sadness, uma das melhores composições do grupo. Ainda merecem destaque a pesada Fucking Bastard e a clássica Dark Brain.

A forma natural e sem deixar a feminilidade de lado de Shirley Jovi cantar (vocalista da época) é outra marca registrada da banda. Junto com o relançamento, há no encarte alguns textos que relatam passagens por estúdio, shows e momentos da banda na época, além de fotos. Simplesmente um material de colecionador.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário