quarta-feira, 19 de abril de 2017

ARTE METAL: 10 anos em meu coração!



Por Vitor Franceschini

Sim, após um ano fracassado de faculdade de jornalismo, o ARTE METAL surgiu no dia 19 de abril de 2007. Com incentivo de uma ex-namorada que via com bons olhos o texto deste que vos escreve, além de sentir a frustração de não ter conseguido se firmar na faculdade, dei início ao blog Arte Metal. Pouco habituado a navegar na internet (nem vivi os tempos de ICQ, podem acreditar) e se informando mais no cenário por meio de cartas (ainda) e pelas publicações impressas, o intuito inicial era escrever artigos e dar ‘pitacos’. Isto é, coisas muito comuns nas redes sociais hoje em dia, mas que neste passado não tão distante soavam mais particulares, ‘bloguistas’...

A brincadeira, que começou com o artigo Rótulos, durou pouco e o blog hibernou por algum tempo, pois o dever (leia-se trabalho) me chamava. Inclusive foi uma época meio ‘sabática’ em termos de Rock/Metal, já que eu continuava ‘ouvindo som’, mas com menos intensidade e informação. Mas, como o verdadeiro amor nunca acaba, no ano de 2009 ingressei novamente na faculdade de jornalismo e o amor pela escrita – que surgiu na 2ª série do ensino fundamental aos 8 anos de idade – voltou a ‘encantar’ a alma e o ARTE METAL, que ainda estava ali dando sopa, era lido e relido por mim mesmo. Até que certo dia, o colega de faculdade e hoje amigo Christiano KODA (Chis ou Koda) incentivou o retorno.

Relutante de início, pois não me via imparcial e coerente fazendo resenhas, resolvi arriscar e comecei a resenhar as demos que eu recebia virtualmente para apenas conhecê-las. Foi aí que surgiu esse post de resenha de demos em 2010 e o ARTE METAL não parou até hoje. Vieram as entrevistas, o Arte News que é diário e traz notícias do underground, esporádicas coberturas de shows (que pretendemos intensificar), algumas colunas (como a Verborragia Sonora do Luis Carlos da Be Magic Produções), algumas seções que não deram certo (mas podem voltar a qualquer momento) e outras que duram até hoje como a de Vídeos e InterBanger. Isso sem contar a gigantesca quantidade de material recebido (CD´s, k7, LP, camisetas, pacthes, bottons, palhetas, DVD´s, entre outros). Colaboradores vieram (Leandro Fernandes já nos ajudou com conteúdo, sendo que o amigo Adalberto Belgamo vem chegando aí pra colaborar). Até programa no Youtube houve em parceria com Chis e seu blog Som Extremo, o divertido Arte Extrema que foi um período praticamente que de ‘hobby extra’, assim podemos dizer.



Com isso, várias parcerias vindas do mundo todo surgiram. Webzines, blogs, sites, gravadoras, selos, produtoras e lojas ajudaram e ajudam a enriquecer o conteúdo do ARTE METAL, que hoje tem média de mil visualizações diárias, 30 mil por mês e quase meio milhão de visualizações no total. Somos acompanhados por leitores das Américas do Sul, Central e Norte, Europa, China, Japão, Oriente Médio, Oceania, enfim, ainda não atingimos a África (que eu me lembre) em termos de leitores, mas já tivemos bandas de TODOS os continentes em nossas páginas. E muitas pessoas, muito próximas, acham que isso é apenas uma brincadeira, só por ser ‘hobby’. O respeito foi tão conquistado, que hoje há convites de credenciamentos para shows de bandas ‘mainstream’, entrevistas exclusivas, enfim, algo bem profissional e que eu me orgulho sim, pois nunca visei fins lucrativos com o blog, que há tempos tento transformar em site.

O ARTE METAL é o principal ‘hobby’ deste jornalista, que ama o Rock and Roll, o Metal e a boa música de qualquer outra vertente, além de ser um apaixonado por filmes, séries, livros, revistas e as maiorias das linguagens artísticas. Desistir? Penso toda semana, mas quando crio coragem não dura um segundo. Motivos? O ser humano sempre, as pessoas que não dão apoio, principalmente as que atrapalham a cena e mais ainda aquelas que estão aí pra denegrir. Mas, o lado bom (que existe em tudo e todos) sempre vence e o prazer em apoiar a arte, o Rock/Metal – estilos tão estereotipados pela sociedade comum – e o amor pela escrita sempre vencem. Não sei se o ARTE METAL vai durar 10 anos em atividade, só sei que o Arte Metal é e será eterno, aqui no meu coração.


*Obrigado a todos que um dia se envolveram e ainda se envolvem com o ARTE METAL: bandas, parceiros, colaboradores, colegas e amigos, TODOS!

Um comentário: