terça-feira, 25 de abril de 2017

Heretic – “Λειτουργία”

(2015 – Nacional)

Independente

“Λειτουργία” (Leitourgia, em nosso alfabeto) é o segundo full-lenght da discografia da banda goiana Heretic, e terceiro no geral. Lembrando que após este disco, o trio da capital Goiânia lançou mais dois álbuns completos e um EP.

A banda investe em música instrumental, mas já cortando os mal intencionados, o Heretic não tem como intenção soar didático ou por puro exibicionismo. A banda ousa (porém não inventa) e faz música de verdade, mesclando Metal com música árabe, enfim, típica do Oriente Médio, pra ser mais (ou menos?) preciso.

É interessante notar a preocupação da banda com o peso, isto é, em priorizar o Metal e não exagerar nos arranjos orientais das composições. Isso funciona, e as composições chamam atenção realmente pelos riffs de guitarras, a bateria com pegada certeira e o baixo que desafia suas linhas e se encaixa na proposta.

É claro que o disco não é de fácil digestão, até porque muita coisa que se ouviu do tipo no Metal continha vocal e o ouvinte logo clama por isso, mal chegando à metade da audição do trabalho. Porém, é algo que já não é tão sentido da terceira ouvida em diante. É legal também que a banda não exagera na melodia e faz músicas objetivas, o que evita um maior cansaço na audição.

Agora vamos aos adendos. Os timbres da guitarra poderiam ser mais bem escolhidos e um pouco mais límpidos, pra casar melhor com a proposta. O encarte do trabalho também poderia vir com mais informações, principalmente as técnicas (mais detalhadas), já que se trata de um disco um tanto quanto inusitado. No mais, é algo bem interessante e vale uma ouvida por completo, com menção honrosa é claro pra ótima versão de Solitude do Black Sabbath.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário