sexta-feira, 12 de maio de 2017

Nocte Obducta – “Totholz (Ein Raunen aus dem Klammwald)”

(2017 – Importado)
                                        
MDD Records

São mais de vinte anos de carreira e “Totholz (Ein Raunen aus dem Klammwald)” é o 11º álbum de estúdio destes alemães de Mainz. O mais impressionante, é que este novo trabalho é o décimo disco da banda dos anos 2000 pra cá, o que mostra o quão prolíficos são.

O grupo mantém-se fiel ao seu Black Metal diferenciado, que traz elementos do Avant-gard e até leves passagens Atmospheric/Doom. Aliás, clima atmosférico é que mais aparece no trabalho, que mostra uma ótima variação rítmica, além de arranjos muito bem desenvolvidos.

É interessante que a banda alia passagens mais complexas e burocráticas com momentos mais diretos, típicos do estilo, o que dá um grande diferencial e atrai atenção do ouvinte durante a audição disco. Tudo bem equilibrado, com peso na medida certa e uma produção bem natural.

Como a banda opta por cantar em alemão, é interessante notar como as linhas vocais ganham em agressividade no tal idioma. Aliás, as linhas vocais que soam rasgadas na maior parte e às vezes encaixa um gutural cavernoso também são muito bem vindas. Destaque para faixas como Die Kirche der wachenden Kinder e Totholz.


8,5

Vitor Franceschini


2 comentários: