sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Le Chant Noir – “Ars Arcanvm Vodvm”

(2017 – Nacional)
                                                
Heavy Metal Rock


O Le Chant Noir é a nova empreitada de três ícones do Black Metal nacional e mundial. Trata-se de um projeto que conta com Lord Kaiaphas (voz e programação, ex-Ancient), Mantus (guitarra e baixo, Mysteriis, Patria) e Malphas, aqui como Leonardo Pagani (bateria, guitarra, sintetizadores e percussão, ex-Mysteriis, Demonolatry e outros).

O Black Metal está presente, mas a coisa aqui é mais experimental e aborda também o Death Metal, o Progressivo e o Avant-gard, gerando uma música interessante, mas que deve ser digerida com calma. O bom disso tudo é que a cada audição, o disco vai ficando mais interessante.

Guitarras estão presentes, já que é algo que preocupa os headbangers de plantão, mas em meio a tudo, ainda há elementos como marimba, vibraphone e pratos, além de passagens totalmente viajantes que gera um som ambiente bem interessante. Porém, tudo está bem conectado e a banda não perde em meio aos experimentos.

Quando soa pesado, a música do Le Chant Noir traz guitarras ríspidas e diretas, um som veloz, mas não exacerbado, além dos vocais já conhecidos de Kaiaphas, isto é, um rasgado potente que beira o vampiresco, mas que aqui não exagera em suas passagens, demonstrando bastante equilíbrio.

É importante destacar a participação da Noir Royal Philarmonic Orchestra, que escancara de vez a influência da música clássica na sonoridade da banda, enriquecendo ainda mais os arranjos complexos presentes na sonoridade do disco. Por fim, um trabalho que chama atenção desde o início, mas que deve ser apreciado moderadamente e com atenção.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário