terça-feira, 6 de março de 2018

Massacration – “Live Metal Espancation”


(2017 – Nacional)

Shinigami Records

O Massacration não pode ser levado a sério dentro do Heavy Metal, mas sim dentro da arte de uma forma mais expansiva. Afinal de contas, música pesada (sim de verdade), teatro e muito bom humor se unem com um único objetivo: entreter. A ‘banda’ não é e nem causa problemas, problema tem quem se incomoda com a arte dos caras.

O grupo oriundo do seriado cômico da TV “Hermes & Renato”, que também tirava sarro de cantor brega, grupo de axé, entre outras paródias, lançou dois CD’s de estúdio, singles e este é o segundo trabalho ao vivo, já que o primeiro foi “Live at ShowLivre Estúdio” de 2009. O hiato se deu pela morte do principal mentor do grupo (seriado e banda), Fausto Fanti, que se suicidou em 2014 e interpretava aqui Blond Hammet (guitarra).

Após o retorno em 2016 do “Hermes & Renato”, que conta agora com o irmão de Fausto, Marco (na banda como Red Head Hammet), o Massacration também retornou e resolveu lançar este ótimo álbum/DVD, lançado pela Shinigami Records, que traz a essência do que o grupo representa.

Gravado em São Paulo, no Tropical Butantã, o show mostra que os caras sabem fazer Heavy Metal, pois  Metal Avenger (Marco Antônio) toca de verdade e aprecia Metal, assim como o já conhecido Bruno Sutter, o Detonator, que inclusive trilha os caminhos ‘reais’ da música pesada em sua carreira solo (lembrando que Fausto ou Blond Hammet tocava de verdade). E a dupla conta com uma ótima banda de apoio, que não são identificados, e aparecem como El Mudo (baixo) e El Perro Loco (bateria).

O show é sensacional, divertido e muito bem tocado, com uma produção muito boa, captação de câmeras excelente (com detalhes) e uma galera participativa, que sabe o que significa a proposta do Massacration. E sejamos honestos, as composições dos caras, mesmo propositalmente ‘clichezentas’, são melhores que muita coisa que vemos querendo ser levada a sério por aí.

Não é possível não admirar faixas como Metal Is The Law, Cereal Metal, a balada The Bull, Evil Papagali, Metal Massacre Attack (Aruê Aruô) e Metal Bucetation. Música pesada e muito bom humor, com direito a participação dos personagens Boça (Felipe Torres) e Joselito (Adriano Pereira), além dos atores de filmes adultos Kid Bengala e Fabianne Thompson, e a DJ, atriz e dançarina Sabrina Boing Boing, “Live Metal Espancation” é um espetáculo.

E mesmo diante de tanta boa música, energia e humor, a homenagem a Fausto Fanti (o Blond Hammet) arrepia com aplausos verdadeiros e um respeito mútuo entre banda e plateia. O DVD ainda conta com os clipes que a banda lançou durante a carreira, making of e opção de legenda.

Por fim, o mais legal de tudo é notar uma plateia tomada por headbangers com camisetas de bandas ‘de verdade’, que estavam ali pra se divertir e por abaixo todo estigma negativo que alguns jogam em cima da banda. Afinal de contas, se vocês acham que o Massacration zomba do Metal ou rouba o lugar de muita banda, reveja seu conceito e se tiver banda, reveja o seu talento.


9,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário