quarta-feira, 13 de junho de 2018

Funeratus – “Accept The Death”


(2018 – Nacional)

Distro Rock Records / Extreme Sound Records

Ok, o Funeratus entre “Echoes in Eternity” (2004) e este novo trabalho, lançou um EP, compilação e participou de um split video. Mas quatorze anos de espera para um álbum completo de inéditas é muito. Porém a banda teve motivos pra isso e nunca perdeu a sintonia com seu Brutal Death Metal.

A prova disso é “Accept The Death” (aliás, que nome apropriado não?). O novo trabalho soa mais Funeratus que nunca e mostra, além de tudo, que a banda do interior paulista não parou no tempo. Tem mais, serve como uma aula para os novatos que confundem a técnica do Death Metal com masturbações instrumentais.

Juntos desde 2001, a atual formação mostra um entrosamento fora do comum, fazendo funcionar a premissa de que ‘power-trio’ é a formação ideal no Heavy Metal em geral. Com riffs de guitarras caóticos e uma cozinha com linhas densas de baixo, além de uma bateria certeira dão à tônica do instrumental. Lembrando que nada deixa a dever, mas que o trabalho do batera Guru é fenomenal pela versatilidade e exploração de seu instrumento.

Tudo isso gera um Death Metal que se distribui por todas as facetas do estilo, trazendo a brutalidade natural da música da banda e também a morbidez enraizada do estilo, além da competência de cada instrumentista dentro do que cada composição exige. Composições aliás que são as mais variadas da banda, com mudanças bruscas de andamento, mas sempre na maioria apostando na velocidade.

Aliás, outra característica predominante nas composições são os fortes refrãos, que já ficam evidentes na faixa título que abre o disco de forma perfeita, Rise and Fall Again e seu ritmo alucinante, a ‘rocker’ Asphalt Eaters, Follow The Track e Endless Battle. Tudo em um equilíbrio sonoro perfeito e atual, graças a produção de Joca com auxílio da própria banda. Aprendam novatos.


9,0

Vitor Franceschini

Um comentário: