quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Arte News: DORSAL ATLÂNTICA: Carlos Lopes comenta o falecimento do baterista Américo Mortágua


DORSAL ATLÂNTICA: Carlos Lopes comenta o falecimento do baterista Américo Mortágua
O baterista Américo Mortágua, da banda Dorsal Atlântica, faleceu neste sábado, dia 18. O músico estava lutando contra um câncer.
Com a Dorsal, Américo participou da regravação do clássico “Antes do fim”, conhecida como “Antes do fim Depois do fim” e do mais recente disco da banda, “Canudos”. O músico também participou das bandas Perseverance, Akael, Panaceah, Purgatory, Mustang, Usina Le Blond e Nemeziz.
Carlos Lopes, líder da Dorsal Atlântica, e que também tocou com Américo nas bandas Mustang e Usina Le Blond, soltou o seguinte comunicado:
“Hoje, dia 18 de agosto de 2018, morre o meu amigo e baterista Américo Mortágua. Faz exatamente um ano que gravamos Canudos, o disco que considero o melhor da Dorsal Atlântica, trabalho que sem ele não teria o mesmo brilho. Américo foi o melhor baterista e o melhor ser humano que já tive a honra de conviver nas bandas Dorsal Atlântica, Mustang e Usina Le Blond.”
Veja o clipe para a faixa “Belo Monte”, presente em “Canudos”, último disco gravado por Américo. 


Acompanhe a Dorsal Atlântica nas redes sociais:
www.facebook.com/dorsalatlantica


AQUILES PRIESTER grava novo DVD no Harman Experience Center em Los Angeles

Aquiles Priester acaba de gravar um novo DVD e que também será lançado em Blu-Ray no Harman Experience Center em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Está é a primeira vez que um brasileiro grava nos estúdios da Harman Expericence Center, que é atualmente endossada pela marca Samsung. Artistas de renome mundial como Fall out Boy e Michael Bolton já gravaram neste belíssimo local. O registro foi gravado com 12 câmeras e que conseguiram captar todo o sentimento e suor do baterista.

O material foi gravado pela produtora Foggy Filmes, idealizado pelos produtores Junior Carelli e Rudge Campos, em parceria com Adair Daufembach que cuidou de toda a monitoração do áudio – Adair irá mixar e masterizar o trabalho. O DVD, ainda sem nome divulgado, será lançado no final de 2018 e terá a missão de superar o último trabalho institucional do baterista Aquiles Priester, “Top 100 Drum Fills”, que foi eleito o melhor DVD do gênero pela Modern Drummer USA em 2014 e é motivo de orgulho até hoje pelo músico.

Além da tradicional aula institucional de Aquiles Priester, o DVD irá contar com as músicas do último disco do Hangar, “Stronger Than Ever”, mais músicas dos três álbuns que o baterista gravou com a Noturnall e as duas novas músicas que serão lançadas pela banda que tocou a turnê Rebirth of Shadows com o vocalista Edu Falaschi. No total, serão 17 músicas que mostram toda a competência e musicalidade do baterista.

Aquiles Priester explica sobre a gravação do DVD:

“Estou muito feliz com o resultado desta gravação do meu novo DVD. A minha performance foi incrível e a forma como a Foggy Filmes posicionou as câmeras deu a sensação de que a pessoa esta tocando bateria comigo. Uma performance ao vivo que eu até mesmo me surpreendi, com todos os takes e o modo que Foggy Filmes trabalhou a iluminação na locação. A brutalidade da minha performance, realmente foi fenomenal. Parecia que eu estava em transe, em outra dimensão. Foi algo que nunca esquecerei e sempre lembrarei dessa performance como uma das melhores de minha carreira.”

Junior Carelli comenta sobre a experiência de gravar no Harman Experience Center:

“Foi uma experiência surreal. Este estúdio da Harman é fenomenal, fora que fizemos história pois foi a maior estrutura que já foi levada para o estúdio até hoje. Gravamos o DVD do Aquiles Priester com 12 câmeras, além de usar uma mesa com 30 canais para captar o áudio. Todo o equipamento usado foi de produtos da Harman, o que endossa toda a qualidade da marca. É sempre uma honra trabalhar com o Aquiles Priester, pois além de um músico extraordinário e amigo pessoal, ele tem sangue nos olhos para trabalhar e fazer acontecer. Conseguimos gravar o melhor DVD de bateria já realizado na história da música, isso não tenho duvidas”.

Rudge Campos complementa:

“Tivemos uma equipe super reduzida e que deu o máximo de si para que o resultado final chegasse no que desejamos. Escolhemos poucos integrantes no total para que todo mundo ficasse concentrado e sem se deslumbrar com a produção grandiosa. Este é sem duvida uma das maiores produções e o maior DVD institucional que já realizei pela Foggy Filmes. Gostaria de agradecer a parceria com Arthur Galvão e Julio Mendoza, que ajudaram intensamente em todos os momentos”.

Aquiles Priester usa as seguintes marcas em todas as turnês e eventos: Mapex Drums, Paiste Cymbals, Roland, AKG Microphones, JBL, Soundcraft, Gibraltar Hardware, Evans Drum Heads, Pro-Mark Sticks, LP Percussion, DW Pedals, SKB Cases, Xtreme Ears, Urbann Boards PsychoShoes, Power Click, Consulado do Rock e Lady Snake Rock Wear.

Links relacionados:
http://www.aquilespriester.com
https://www.facebook.com/aquilespriester


DIVULSOR: Banda é confirmada ao lado de ROT em Curitiba/PR, confira!

Visando divulgar ainda mais o atual EP, “Defiled Corridors of Ruptured Oblivion”, o one-man-band de Death Metal DIVULSOR confirmou presença em mais um grande festival paranaense.

Trata-se do ‘Noise Bleed Fest’, que acontecerá no próximo dia 07/09, em Curitiba/PR. Estão confirmadas também para este evento as bandas Crotchrot, Distanásia, Retaliação Infernal e um dos principais nomes do Grindcore sul-americano, o ROT. Confira o cartaz completo:

http://sanguefrioproducoes.com/upload/imagens/mediaset/f92fe5ca95081e340f2a5af36d004ed9.jpg
Os ingressos, custando R$ 15,00, só poderão ser adquiridos na hora, para mais informações, acesse o link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2147611278845683/

Encontre “Defiled Corridors of Ruptured Oblivion” nas principais plataformas digitais:
Spotify: https://open.spotify.com/album/2CnUQIGfNT6l23cITW64Og
Deezer: https://www.deezer.com/br/album/61806672
iTunes: https://itunes.apple.com/br/album/defiled-corridors-of-ruptired-oblivion-ep/1374359249
Napster: https://us.napster.com/artist/divulsor/album/defiled-corridors-of-ruptired-oblivion
Tidal/Wimp: https://listen.tidal.com/album/87621310

Em paralelo, o DIVULSOR segue com sua agenda de shows aberta para este ano de 2018. Como a banda possui apenas um único integrante, é muito mais fácil - financeiramente e logisticamente - levá-lo para seu evento, escreva para divulsor@gmail.come solicite mais informações.

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/divulsor
https://sanguefrioproducoes.com/artistas/DIVULSOR/58 



VULCANO: Banda é headliner no ‘Caraguá Extreme Fest’, que acontece neste fim de semana

Caraguatatuba/SP não será mais a mesma após este fim de semana, dia 25/08/2018! Pois os ícones do Metal Extremo sul-americano, VULCANO, estarão chegando para mais uma grande apresentação.

A banda será headliner no ‘Caraguá Extreme Fest’, que contará também com Volkana e Head Krusher. O evento, que terá entrada franca, acontece na Praça da Cultura, no centro da cidade, confira:

http://sanguefrioproducoes.com/upload/imagens/mediaset/a6539bf9f4c665a9a0385cd1095dd0c1.jpg
Link do evento no Facebook para mais informações: https://www.facebook.com/events/316450632429176/

Assista ao vídeo do VULCANO convidando a todos headbangers a prestigiarem o festival: https://www.facebook.com/imprensametal/videos/249953642318676/

Em outras notícias, a banda divulgou recentemente, em parceria com o Estúdio Just Design, o videoclipe para o clássico “Guerreiros de Satã”, destaque do álbum “Tales From the Black Book” e que originou a abertura do documentário “Os Portais Do Inferno Se Abrem: A História do Vulcano”, veja:

https://youtu.be/oangLPTmbjo

Contato para shows: contatovulcano@gmail.com

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/VULCANOMETAL
http://www.vulcanometal.com/
https://www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Vulcano/20 


DANCING FLAME trabalha em single do novo álbum

A Dancing Flame está em processo de conclusão da música "Dark Winter Days", que será o primeiro single do novo álbum, com título ainda a ser definido.O processo de gravação foi já foi concluído e agora a banda se dedica ao processo de mixagem e masterização da música. 


O single será lançado em Setembro e a banda tem uma excelente expectativa para o novo trabalho. "Acho que conseguimos não só manter o nível que alcançamos no Carnival of Flames, mas também galgamos novos degraus.
Conseguimos fundir os melhores elementos do nossos dois álbuns e o amadurecimento da banda vai ser percebido facilmente", observa o vocalista Adriano Oliveira.


O novo álbum será o sucessor do "Carnival of Flames" lançado em 2014 e tem previsão de lançamento para o último trimestre de 2018.

No vídeo alguns trechos da gravação das guitarras.



IMPÉRIA leva Rock and Roll à Vila Madalena

Banda paulistana está entre as atrações musicais da tradicional feira de artes do bairro

A banda IMPÉRIA está entre as atrações musicais confirmadas na 41° Feira de Artes da Vila Madalena, que acontecerá no próximo domingo, dia 26 de agosto.

O quarteto paulistano se apresentará às 12h, no palco Fidalga, que estará localizado no cruzamento entre as ruas Fidalga e Wisard.

"Estamos empolgados com esse show. É a primeira vez que participaremos deste tradicional evento", conta Marcio Deliberalli, vocalista da banda IMPÉRIA.

Além dos dois mais recentes singles ("Liberte Seus Instintos" e "O Silêncio"), o set list da apresentação deve trazer diversos sons do álbum "Em Dias Assim".

A 41° Feira de Artes da Vila Pompéia é aberta ao público e além de vasta programação musical, reunirá grande diversidade de atrações artísticas e gastronômicas. O evento é uma realização do Centro Cultural Vila Madalena e tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Links
Instagram
@bandaimperia
Facebook
Twitter
YouTube
Spotify


BARRIL DE PÓLVORA: terceiro making of de show no Mister Rock Moto Club é liberado
A prévia do festival “Camping Rock 2019” que levou as bandas Barril De PólvoraArranha Céu, Índio JoeBanda Do LixoHey You (Pink Floyd Tribute) e Iron Cover BH ao palco do Mister Rock Moto Club, em Belo Horizonte/BH, foi realizada no dia 22 de julho de 2018.

Durante o show do quarteto Barril De Pólvora, o Loft Studio gravou imagens da apresentação, no que rendeu uma série de três registros. No terceiro episódio, liberado na página oficial da banda no Facebook, as filmagens mostram a irmandade do grupo antes do show, momentos de passagem de som, estrutura de palco e movimentos de Flávio Drager (vocal), Emerson Martins (guitarra), Saulo Santos(baixo) e Alexis Bomfim (bateria) em ação.

Com este making of encerra-se a sequência de pequenos clipes que serviram para levar aos olhos do rockeiro e headbanger, a performance, graça e respeito da banda aos seus fãs. Para acessar os outros dois miniclipes, basta entrar no Facebook da banda ou clicar na matéria daRoadie Crewhttps://roadiecrew.com.br/barril-de-polvora-confira-videos-da-primeira-previa-do-camping-rock-2019/.

Confira o vídeo final e não esqueça de curtir a fanpage:


O álbum “Barril de Pólvora”, lançado em março de 2018, está disponível em vários lugares do Brasil (consulte a loja da sua cidade) e nas principais plataformas de streaming, assim como no site oficial do grupo (www.barrildepolvora.com) clicando no link da Karai.art.rock.culture.

Contato:


ALÍRIO NETTO anuncia parceria com a Takamine para turnê do Queen Extravaganza

O ator e cantor Alírio Netto acaba de anunciar uma parceria inédita e de endorsement com a marca japonesa de violões Takamine, O músico irá usar os violões da Takamine na turnê do Queen Extravaganza pelos Estados Unidos e Europa.

Quando se fala em violões é impossível não falar da Takamine. Criada na cidade de Sakashita, no Japão, há mais de 40 anos, a companhia é um marco na história dos instrumentos musicais devido às inovações tecnológicas e ao design de seus produtos. O que começou como uma empresa familiar, hoje é uma das principais marcas do mundo, distribuída em mais de 60 países. Os negócios internacionais da Takamine ganharam força comercial em 1975. A produção de violões elétricos e seus modernos captadores definiu um padrão de qualidade e sofisticação para a indústria, além de a empresa ser pioneira no controle deslizante para o pré-amplificador estilo acústico.

No Brasil, a Sonotec assumiu a distribuição dos produtos Takamine em 1991, quando houve a abertura dos portos para importações por parte do governo Collor. Desde então, a marca pode chegar às lojas brasileiras com mais facilidade. Hoje, seus violões ocupam a posição no ranking como um dos melhores no País.

Alirio Netto é uma das vozes do Rock mais reconhecidas no Brasil. Seja no palco ou no estúdio, sua voz poderosa e sua incrível variedade impressionaram Roger e Brian quando ele estrelou como Galilleo na produção brasileira de We Will Rock You em 2016. O Queen Extravaganza conta em sua formação o baterista Tyler Warren, o baixista François-Olivier Doyon, o guitarrista Nick Radcliffe e o tecladista Darren Reeves.

No currículo de Alírio Netto em musicais, o ator realizou o papel de Jesus na produção mexicana de “Jesus Cristo Superstar” e de Judas na produção brasileira do mesmo musical pelo qual foi escolhido pelo jornal O Estado de São Paulo como Melhor Ator de Musicais de 2014. Além disso, Alírio Netto e sua esposa Livia Dabarian tiveram a grande honra e oportunidade de protagonizar a versão brasileira do musical “We Will Rock You”, musical do Queen, no papel de Galileo e Scaramouche. Alírio já gravou álbuns com as bandas Khallice e Age of Artemis com quem tocou inclusive no Rock in Rio e seu primeiro CD solo “João de Deus”. Recentemente, o músico lançou os videoclipes para as músicas “Back to the Light e “De Sol a Sol”.

Alírio Netto comenta a parceria com a Takamine:

“A Takamine entrou na minha vida pra me ajudar em vários sentidos. Conheço a empresa desde quando iniciei minha carreira e sempre foi uma referência de qualidade. É uma honra fazer parte do time desta grande marca. É um instrumento mais do que necessário para quem canta e quer melhorar sua técnica. Uma outra coisa legal da Takamine é a quantidade e diversidade de produtos, que possibilita a qualquer um ter algum instrumento bom e de qualidade independente do investimento”.

Links relacionados:
http://www.alirionetto.com/
https://www.facebook.com/nettoalirio/


WAR INDUSTRIES INC. revela capa do novo álbum, WWIII

Meio concreto, meio céu envolvido pela fumaça de bombas, arte remete à temática de guerra

O contexto, motivações, ações e penitências da guerra são rudes, monocromáticas. Ausente, mesmo, de caracteres subjetivos ou chamativos. Esta é a crueza que o power trio de garage punk War Industries Inc. traz à capa do segundo disco, WWIII, cujas músicas abordam a temática bélica, com duras críticas à crescente e enlouquecedora indústria de guerra no mundo. A arte é de Gui Beck, que também assina as criações do encarte – um desenho para cada faixa, assim como a banda fez no debut Legends of Turtle Island (2016).

WWIII será lançado no dia 21 de setembro pela Abraxas Records nas plataformas de streaming. O álbum também terá uma versão física, em CD, que estará à venda com a própria banda e disponível na banca de merch durante os shows.

O vocalista/guitarrista e idealizador do War Industries Inc., Jim Boone, norte-americano radicado no Brasil, explica a agressividade implícita na arte da capa. “Prepara para o clima de guerra. Parece com concreto, ou um céu envolvido pelas fumaças do fogo de bombas. As cores só aparecem nas páginas internas do encarte, mas ainda assim em sintonia com a temática”.

O show de lançamento do novo disco será no dia 22 de setembro, em Santo André. A banda, também integrada por Will Paiva (bateria) e Carlos Motta (baixo), prepara um set especial para tocar no palco do 74 Club, com a Maddiba como convidada para abrir o evento. “Teremos surpresas no palco, na performance, e será uma apresentação longa, com todas as músicas de WWIII e as mais ‘porradas’ do primeiro álbum”, conta Jim. Especial também é o valor da entrada: só R$ 5.

No início do mês, a banda lançou o videoclipe-filme do single ‘More Casualties’.  Traumas de guerra e a incapacidade de quem uma vez esteve na linha de frente de batalhas em esquecer as mortes e perseguições ao inimigo são algumas facetas do clipe, com estética de filme. Assista aquiwww.youtube.com/watch?v= g2jCGJGv4gQ


HATEMATTER antecipa novo álbum com single 'At Tannhauser Gates'
 

Baseado na obra Blade Runner, single é parte do momento conceitual do repertório de "Metaphor"
 

O Hatematter finalizou a produção de "Metaphor" e apresenta agora uma prévia do terceiro álbum da carreira com o single "At Tannhauser Gates". Mantendo a tradição de explorar letras filosóficas e futuristas, tendo a ficção científica, além de histórias realistas e cotidianas, como referência, o single é uma das partes com temática conceitual do repertório do disco. "A letra foi baseada na obra do diretor Ridley Scott, Blade Runner (1982) e nos manuscritos de Phillip K. Dick, 'Do Androids Dream of Electric Sheep?', de 1968. Trata-se do momento conceitual de 'Metaphor', representado por 'Dreams of Electric Sheep', que contém duas faixas e interlúdios", explicou o fundador e baixista André Martins, atualmente acompanhado por Luiz Artur (vocal), André Buck e Gustavo Polidori (guitarras) e Lucas Emidio (bateria).

Ao longo da faixa, em um futuro cyberpunk-noir americano, acompanhamos o desenrolar da trama do ponto de vista do replicante/fugitivo Roy Batty. "Ele parte em uma cruzada para encontrar seu criador e, assim, obter mais tempo de vida. De forma intrínseca, também é discutida a finitude humana e como somos insignificantes perante o cosmos", detalhou Martins.

O single, que marca a estreia do vocalista Luiz Artur com a Hatematter, já está disponível no YouTube e na página do Facebook da banda. Em breve, "At Tannhauser Gates" também estará nas plataformas de streaming.

Ouça o single, que teve a arte feita por Daniel Gava, em https://youtu.be/LoFwgZAUpiA

"Metaphor", que tem previsão de lançamento para outubro foi gravado no estúdio Casanegra por Rafael Augusto Lopes, e produzido, mixado e masterizado nos EUA por Brendan Duffey. O repertório terá as seguintes faixas:

01 - Flow
02 - Before the Plunge
03 - They Arrive
04 - At Tannhauser Gates
05 - Blackout Afterglow
06 - A Bitter Taste
07 - Fury Road
08 - The Agonizing Wail
09 - The Burning Dogma
10 - Scourge of The Earth

Facebook: www.facebook.com/hatematterofficial


BALDE DE SANGUE: lançamento do EP “Sangue, Cerveja e Glória”
Mais precisamente no feriado do dia 07 de setembro, a BALDE DE SANGUE estará realizando o lançamento do seu novo EP: “Sangue, Cerveja e Glória”!

Que ganhará vida através das plataformas virtuais e mostrará todo o poder de sua nova fase, em uma sonoridade mais agressiva e instigante.

Para ter acesso exclusivo ao lançamento clique no link a seguir:


Aproveite e ouça um pouco da nova BDS:



Links Relacionados:


METAL WARRIORS reúne quatro bandas autorais de Curitiba em sua quinta edição

Festival contará com Sad Theory, Dragonheart, Mythologyca e Tandra

Quem acompanha o Heavy Metal em Curitiba sabe que o festival Metal Warriors é nome constante no calendário da música pesada na cidade. Em sua 5ª edição, o tradicional evento reunirá nomes veteranos da cena Metal da cidade, junto a nomes emergentes do estilo. Como manda a tradição, o festival acontece, como sempre, no John Bull Pub, no dia 10 de novembro. Os ingressos terão preço único de R$ 15.


As bandas escaladas são os veteranos Dragonheart e Sad Theory, e as bandas mais novas Mythologyca e Tandra. Cada uma abordando uma vertente específica do Metal, o que torna este show imperdível para fã de qualquer ramificação da música pesada. Indo ao lado mais tradicional, o Dragonheart, que traz forte influência do som alemão de bandas como Blind Guardian e Grave Digger, traz na bagagem 4 álbuns de estúdio em 20 anos de carreira. Outro veterano é o Sad Theory, que divulga o sexto álbum de sua imensa discografia: o espetacular Entropia Humana Final. O som do grupo vai fundo no Death Metal, mas com nuances e melodias que tornam seu som único.


A nova safra do Metal também foi contemplada, com o Tandra, que aposta no Folk Metal, estilo que conta com grande prestígio atualmente no Brasil, e o Mythologyca, que reúne músicos experientes e recentemente lançou seu disco de estreia, o surpreendente Lady Of The Crows.


As portas abrem às 20 horas. A casa fica na Rua Mateus Leme, 2204, no São Francisco. Os ingressos estarão à venda apenas no local, no dia do evento. Estacionamento fechado anexo ao bar. Haverá promoção de double de chopp, até as 22h30.


SERVIÇO
METAL WARRIORS V – Show com DRAGONHEART, SAD THEORY, MYTHOLOGYCA e TANDRA
Data: 10 de novembro de 2018 (sábado)
Local: John Bull Pub
Endereço: Rua Mateus Leme, 2204
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15
Venda: Apenas no dia do show, na bilheteria da casa

Contato das bandas


ELETROACORDES encara o projeto 360º com direito a Live e show de inéditas
A Eletroacordes banda vai sacudir o Holiday Estúdio Pub neste domingo (26) em Sapucaia do Sul com o projeto Trilha 360º Live Sessions. A banda Rosa de Vênus, de Torres, inicia o projeto a partir das 15h30min. A produção é da Vedita Productions e Trilha Hub Cultural. A entrada é franca.
O projeto abre as portas para apresentação de bandas, com transmissão ao vivo via Redes Sociais a partir de uma câmera fixada ao teto com dimensão e captura em 360 graus. O público pode acompanhar diretamente do estúdio ou por vídeo no ambiente do bar, que também tem palco para apresentações.
A Eletroacordes prossegue com a série de shows em 2018 com nova formação e prepara-se para entrar em estúdio na Casa Sonora para gravar o terceiro EP, com título provisório “O que me resta!?!”. Este é a 14ª apresentação do ano e mais dois shows estão agendados até setembro em Porto Alegre e Taquara. Já a Rosa de Vênus finaliza sua turnê com o lançamento do novo single “Jogo” que ganhou os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Confira as atrações:
Eletroacordes: Aumente o som e redobre a atenção! Trio autoral de Porto Alegre atuando há 8 anos nos pagos gaúchos. Transcende pela música eclética, sem rótulos ou receitas prontas, plugado nas origens do blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. Com 2 EP’s lançados e 4 clipes roteirizados. Por Yuri Passos (guitarra), Rodrigo Vizzotto (vocal e baixo) e Mateus Melo (bateria).
Rosa de Vênus: Banda de Rock Alternativo imersa na estética dos anos 90 e traz canções próprias com muita poesia, amor e melancolia. Nascida em 2010, é formada por Lucas Camilo (Vocal, Guitarra), Gabriel Ramos (Vocal, Guitarra), Fernando Fischer (Baixo) e Diego Lima (Bateria). Suas composições contam com o álbum “Idiossincrasia” (2014) e “La Petite Mort” (2016), além do single “Brilho” (2017), todos disponíveis no iTunes, Spotify e Deezer. Entre seus grandes sucessos estão “Renascer” e “Grand Finale”. 
O Holiday Estúdio Pub fica na Av. Leônidas de Souza, 891 - Três Portos, em Sapucaia do Sul. Mais informações pelo fone (51) 99838-2390 ou pela Vedita no 51 98909-7345.
Projeto Trilha 360º Live Sessions
Dia: 26 de agosto de 2018 – domingo
Horário: 15h30min e 17h
Ingresso: gratuito
Local: Holiday Estúdio Pub - Av. Leônidas de Souza, 891 - Três Portos, Sapucaia do Sul


PREZIR lança lyric vídeo
O grupo de black metal PREZIR, de Milwaukee, lançou um lyric video para a faixa título do próximo álbum “As Rats Devour Lions”. Confira em:


O PREZIR lançará “As Rats Devour Lions” em 17 de setembro através da Godz ov War Productions. Pré-encomendas estão disponíveis agora em:


Mais informações:


CARIOCA PROGFEST promove o rock progressivo do Rio, reunindo expoentes do gênero em diferentes palcos da cidade

Centro Cultural Justiça Federal, Centro da Música Carioca e Casa de Pedra receberão, de 28 de agosto a 27 de setembro, Victor Biglione Trio, Caravela Escarlate, Sleepwalker Sun, Únitri, Arcpelago e Laranja Boreal

A cidade do Rio de Janeiro voltará a reverberar os acordes complexos e o virtuosismo dos compassos compostos do rock progressivo, dentre 28 de agosto e 27 de setembro, em palcos de diferentes bairros. Com realização da Vértice Cultural e da BeProg – feliz parceria que vem promovendo com sucesso a cena progressiva no Rio – o CaRIOca ProgFest levará ao Centro Cultural Justiça Federal (Centro), Centro da Música Carioca (Tijuca) e Casa da Pedra (Ipanema) uma seleta programação em conformidade com o elevado padrão técnico e artístico, característicos do estilo.

Abrindo o festival, o Caravela Escarlate se apresenta na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, lançando seu CD homônimo. O grupo é uma concepção do multi-instrumentista e compositor David Caravelle, formado no Rio de Janeiro no início da década de 1990.  A base do som do grupo é a confluência da musicalidade do rock progressivo europeu com o lirismo da música brasileira. Com formações inconstantes em seus primeiros anos, a banda surge de forma fixa a partir da parceria com o tecladista Ronaldo Rodrigues (ex-Massahara, ex-Módulo 1000, atual Arcpelago), em 2011. Com o veterano baterista Élcio Cáfaro (já tocou com Cássia Eller, Chico Buarque, MPB-4, Boca Livre, Edu Lobo e muitos outros), a banda apresenta músicas do novo CD, que contou com a parceria na produção executiva da produtora carioca Vértice Cultural. O disco vem ganhando fortes elogios da crítica especializada no Brasil e no exterior, lançado internacionalmente pelo selo europeu Karisma Records, da Noruega. Uma das poucas bandas brasileiras com um importante selo europeu dando suporte ao trabalho da banda.

O Centro da Música Carioca, na Tijuca, receberá grande parte da programação do festival, em todas as quintas-feiras de setembro, às 20h. No dia 06, será a vez do consagrado guitarrista Victor Biglione realizar seu aclamado Tributo a Jimi Hendrix, acompanhado por Jorge Pescara (baixo) e Fábio Cezanne (bateria). Biglione apresentará sua releitura peculiar da obra do icônico guitarrista, agora arranjadas com o extremo virtuosismo, complexidade e riqueza rítmica do trio. Além das clássicas "Little Wing", "Foxy Lady" e "Voodoo Child", fazem parte ainda as soturnas "Pali gap", "Jam back at the house" e "We Gotta live Together". Composições do próprio Biglione e de Billly Cobham fazem também parte do repertório. Arranjador, compositor e virtuose das "seis cordas”, Victor Biglione é um dos músicos com a maior número de participações em gravações e shows, na MPB. O curriculum internacional é invejável, com dois Grammys - Manhattan Transfer, em 1989, e com Milton Nascimento, em 2000. Dois CDs, com o guitarrista do The Police, Andy Summers, além da participação em álbuns de Stanley Jordan, Lee Konitz, John Patittucci, Sergio Mendes, Steve Hackett (Genesis), John Hiseman (Colosseum) entre outros.

No dia 13, a banda de Niterói, Sleepwalker Sun, com forte influência do rock progressivo setentista e contemporâneo, vai apresentar seu segundo álbum, após o bem sucedido CD de estreia, que recebeu diversos prêmios de crítica e público – em 2005, foi premiado pelo site Rock Progressivo Brasil nas categorias melhor banda brasileira, melhor arte, melhor músico, melhor baterista, melhor guitarrista, melhor vocalista, melhor novidade. Na época, também foi indicada para o prêmio dos melhores do ano na revista Rock Brigade e recentemente ficou em 3° lugar no Prêmio Toddy de Música Independente, atrás apenas de Sepultura e Angra, e com cerca de 50% de votos a mais do que o 4º colocado. Neste show, o grupo vai apresentar também músicas do novo CD, com forte presença de pianos e instrumentos analógicos como mellotronhammondmini moog, solos de guitarras dignos dos medalhões do rock progressivo, e os vocais preciosos de Giana Araújo.

Únitri sobe ao palco do Centro da Música Carioca no dia 20 de setembro, mostrando suas influências que passam por Rush, Genesis, Pink Floyd, Yes, Jethro Tull, The Flower Kings e deságuam no Clube da Esquina, Sagrado Coração da Terra, O Terço, entre outros. Seus líderes, o baixista Rômulo Lima e o guitarrista André Zichtel, são oriundos da formação original da banda, que vem transcendendo ao longo do tempo, chegando ao segundo álbum da banda, “Libertas”, que faz parte do repertório do show, assim como o anterior “Minas, Cantos e Canções”, primeiro CD e apresentado, inclusive, no Centro da Música Carioca em novembro de 2014. Com o tecladista Raphael Montechiari e o baterista Michel Melo, o grupo retrata uma sonoridade que contempla o virtuosismo e o psicodelismo harmônico e melódico dos anos 70, sem abandonar, no entanto, as suas raízes musicais fincadas no Brasil.

Já no dia 22, sábado, a Casa de Pedra, em Ipanema, vai receber o Laranja Boreal, formado pelo músico e pesquisador musical Jorge Pescara e pela musicista Renata Puntel. O duo tem como proposta fazer releituras em arranjos acústicos, sem deixar de ser contemporâneos, através do resgate de obras consagradas. O show “FALA, Tributo aos Secos & Molhados” promove um diálogo nada convencional: viola luso-brasileira de 15 cordas (cordas triplas), acordeon, kantele (mini-harpa de 15 cordas) e vocais. Revisitando a música brasileira, com a experimentação artística durante as performances ao vivo, o duo tem a proposta de quebrar paradigmas culturais e estéticos.

Os músicos residiram alguns anos em Lisboa/Portugal, dedicando-se a pesquisas musicais e folclóricas. A viagem os levou ao fundador e compositor dos Secos & Molhados, João Ricardo, português que chegou no Brasil aos 11 anos de idade para trazer sua musicalidade lusófona e criar o grupo mais icônico da música brasileira. A instrumentação utilizada pelo Laranja Boreal neste espetáculo sugere diversas ligações mais profundas com o grupo de João Ricardo, Ney Matogrosso e Gerson Conrad. A começar pela viola brasileira (conhecida erroneamente como ‘caipira’) este instrumento teve suas origens em ancestrais lusitanos, como é o caso da Viola Braguesa (com a mesma configuração de cordas e afinações da brasileira), porém ao mesmo tempo, tão adotada pelo povo do Centro Oeste brasileiro, donde coincidentemente nasceu Ney Matogrosso.

O grupo Arcpelago encerra o CaRIOca Prog Fest no dia 27 de setembro, no Centro da Música Carioca. Formada em 2011 por Ronaldo Rodrigues (teclados e vocais / ex membro da "Massahara", "Módulo 1000", e atual membro da "Caravela Escarlate" e "O Terço lado B"), porém com o nome de Aurah, o grupo traz hoje em sua formação o baterista Renato Navega, o baixista Jorge Carvalho e o guitarrista Diogo Albano. A banda busca uma inspiração holística do som setentista, com uma ampla musicalidade. Tendo o rock progressivo como base, o grupo recheia sua música com peso e energia, a alternância entre a introspecção e a intensidade e excitantes variações de climas e texturas. As referências vão dos recortes mais eruditos aos mais simples, trazendo uma caleidoscópica mistura da estética do rock dos anos 1970, privilegiando arranjos fortes que favorecem a presença de todos os instrumentos, a sonoridade analógica e composições autorais exploratórias.

SERVIÇO:
28/08 (terça-feira) – Caravela Escarlate
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Horário: 19h
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia-entrada)
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Tel. (21) 3261-2550

06/09 (quinta-feira) – Victor Biglione Trio
Local: Centro da Música Carioca
Horário: 20h
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia-entrada)
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ (21) 3238-3831

13/09 (quinta-feira) - Sleepwalker Sun
Local: Centro da Música Carioca
Horário: 20h
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia-entrada)
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ (21) 3238-3831

20/09 (quinta-feira) -  Únitri
Local: Centro da Música Carioca
Horário: 20h
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia-entrada)
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ (21) 3238-3831

22/09 (sábado) - Laranja Boreal
Local: Casa da Pedra
Horário: 20h
Ingressos: R$20,00 – inteira / R$10,00 meia-entrada
Endereço: Rua Redentor, 64 - Ipanema

27/09 (quinta-feira) - Arcpelago
Local: Centro da Música Carioca
Horário: 20h
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$20,00 (meia-entrada)
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ (21) 3238-3831


INVASION IT divulgando novo single
"I Am Your King", o single de estreia da dupla INVASION IT do Texas / Flórida está disponível para streaming. Originalmente incluído no “Bands to Burn Vol.”, coletânea do RockMetalTalk.com, o single oferece aos fãs de metal, um gostinho do que está por vir no próximo EP de estreia da banda, com lançamento previsto para o final deste ano. Além dos membros da banda Jay Stone (ex-Isle 9, Warfly Army, Lost Appetite) e John Ortega (O Inimigo Interior), a música conta com os vocais femininos de Melinda Kay, que também é creditada como co-roteirista.

Ouça a faixa em:

Mais informações:

Obs.: As notas publicadas nesta seção são de responsabilidade das assessorias das bandas/artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário