quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

In Lo(u)co: Os shows que eu não fui...




Por Adalberto Belgamo

Dinheiro, tempo, responsabilidades profissionais (leia-se dinheiro curto para pagar contas – risos), cansaço e preguiça fizeram com que eu perdesse shows de bandas memoráveis, inclusive favoritas da casa.
   
Ramones

Ouço a banda desde a minha “aborrecência”. Lembro de emprestar vinis e gravar fitinhas cassetes em um gravador Philips, direto de uma sonatinha ninja adaptada. Para não dizer que não falei em flores (risos), vi o CJ em uma das edições do Araraquara Rock, festival que acontece todos os anos em Texascoara.




R.E.M.

Quando veio ao Rock in Rio, além de desempregado e quebrado, estava dodói (risos). Não consegui (não tive coragem) ver o show pela TV. Assisti um mês depois. Consegui (finalmente!) em 2008 no extinto Via Funchal! Foi surreal. Quem tem paixão por música e a leva como trilha sonora de bons e maus momentos entende a concepção. Ano passado, consegui uma cópia do “Green” (1988) autografada pela banda no hotel!




Heaven and Hell

Vieram em 2009. Além da adoração pelo Tony Iommi, o melhor vocalista de Metal (na opinião de quem vos escreve) – o Dio – passava pela última vez por solos brasileiros. Triste. Pelo menos vi a mesma formação no show do Sabbath em 1992 na tour do “Dehumanizer” (1992).




Nirvana

Para quem acompanhava a banda desde o final dos anos 80 e viu a explosão musical na década seguinte, o sentimento ridículo de “posse daquela banda underground preferida” (não façam isso crianças – risos) deu o ar da graça. Arrependimento mórbido! Independente da qualidade “de propósito” dos shows no Brasil (o restante da turnê sul-americana ficou dentro dos padrões “normais” da banda), o momento foi histórico. Pelo menos consegui ver no dia seguinte o Alice in Chains com o Laney (Staley, vocalista que faleceu por overdose em 2002).




Anthrax

Espero ver o Scott Ian no palco antes que a banda acabe! A oportunidade mais próxima foi a de abertura do show do Maiden. Joelho operado. Sem mais. (risos)




Festival SWU 2011

Perdi Ash, Down, 311 e BRMC em 2011 por questões “logísticas”. A van alugada chegou ao local do festival no início do show do Sonic Youth. Fazer o quê?

Conselho: não percam shows de seus artistas/bandas preferidos! Vendam um rim por “cascaio”, peçam demissão do trabalho (mesmo com toda a crise econômica - risos) ou arranjem outra família! Mas nunca! Nunca mesmo! Deixem de ver shows das bandas, que fizeram (ou fazem) parte das suas vidas! Os momentos vividos proporcionarão memórias inesquecíveis para contar nos churras e festas da vida, inclusive proporcionado vergonha alheia! (risos).


Inté!

*Adalberto Belgamo é professor, atuando no museu (sem ser peça... ainda - risos), colaborador do Arte Metal, além de ser Parmerista, devorador de música boa, livros, filmes e seriados. Um verdadeiro anarquista fanfarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário