segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Wormwood – “Nattarvet”


(2019 – Nacional)

Hellion Records

“Nattarvet” é o segundo álbum destes suecos de Estocolmo. O disco foi antecedido pelo EP “The Void: Stories from the Whispering Well” (2015) e pelo debut “Ghostlands: Wounds from a Bleeding Earth” de 2017. O som é focado no Black Metal, mas com muita melodia, partes atmosféricas e até Folk, mas, principalmente neste último elemento, sem exageros ou tendências.

“Nattarvet”, em uma tradução livre, significa ‘herança da noite’ em sueco e traduz bem a temática que a banda aborda, que trilha por mitos nórdicos, o cosmos e paganismo. O resultado surpreende e a música imposta pelo quarteto Nine (vocal), T. Rydsheim (guitarra, baixo e teclado), J. Engström (guitarra) e D. Johansson (bateria) serve perfeitamente como trilha.

Particularmente o novo disco fala dos tempos sombrios, onde a fome atormentava e as paisagens áridas da Suécia eram o cenário. O que se houve são guitarras agressivas que encaminham para uma aura angustiante, com passagens atmosféricas entrelaçadas, em arranjos diversos, onde o ritmo nos remete também ao Folk.

 A versatilidade engloba o clima das composições, que transcendem entre o pesado, odioso, outros mais belos e também melancólicos. Todos transparecem através das linhas vocais de Nine, que em sua maior parte opta pelo rasgado, mas opta também por linhas épicas em alguns momentos.

Em especial neste disco, Erik Grawsiö (Månegarm), Mika Kivi (Grendel, Paara) e a cantora Moa Sjölander auxiliam nas linhas vocais, enquanto o violinista Martin Björklund (guitarrista na banda Wachenfeldt e músico de palco do Månegarm) auxilia nos arranjos. Enfim, “Nattarvet” pode parecer comum de início, mas já na segunda audição mostra ser uma viagem Black Metal cheia de atmosferas. Excelente!


9,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário