sexta-feira, 12 de junho de 2020

Tiamat – “The Scarred People”


(2012 – Nacional)

Hellion Records

Lançado originalmente em 2012, “The Scarred People” é o mais recente disco de inéditas dos suecos do Tiamat. O trabalho em si já é cheio de detalhes, e essa versão lançada pela Helion Records traz no formato em CD (slipcase) o lançamento que saiu pela Napalm Records em vinil duplo de 12”, recheado de bônus!

O Tiamat iniciou sua trajetória no Black/Doom Metal, mostrando uma melodia diferenciada, mas com o tempo foi moldando sua sonoridade, tropeçando algumas vezes, mas conseguindo criar sua identidade e hoje desfruta de ser um dos principais e mais originais grupos de Gothic Metal/Rock.

Este trabalho define bem tudo isso, mostrando-se um dos mais ricos desta fase dos anos 2000, que começou lá com “Judas Christ” (2002) e, três álbuns depois, tem sua deixa neste “The Scarred People”. E os detalhes agradarão inclusive aos fãs da sonoridade mais antiga da banda.

Primeiro que o disco traz um trabalho de cordas primoroso. Não bastasse as ótimas linhas de guitarras, a banda ainda traz momentos acústicos, com inclusão de bandolim e os solos mais inspirados do Tiamat nos últimos anos. Com certeza reflexo da adição do guitarrista Roger Öjersson (Katatonia), que aqui também toca teclado, e entrou exatamente no ano de lançamento deste disco.

“The Scarred People” ainda traz algumas curiosidades, como a regravação de Thunder & Lightning, música original do LucyFire, projeto paralelo do mentor da banda Johan Edlund, que aqui ganhou uma versão mais pesada. Peso aliás, que emana por todo disco, mesmo com melodias e levadas mais comerciais.

Diante de suas ideias exóticas, a faixa Before Another Wilbury Dies é uma homenagem ao Traveling Wilburys, um supergrupo britânico-americano composto por Bob Dylan, George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison e Tom Petty. Tiznit é uma pequena cidade no sul de Marrocos.

Não bastasse esse antro de curiosidades, a versão em CD nacional traz bônus, com destaques para os covers de Born To Die, de Lana Del Rey e para Paradise, de Bruce Springsteen (maravilhoso!). Ainda há duas faixas gravadas ao vivo em estúdio, Divided e Cain, ambas lançadas no álbum “Prey” (2003). Material essencial.


9,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário