terça-feira, 15 de dezembro de 2020

White Stones – “Kuahary”

(2020 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


O White Stones é a banda paralela do atual baixista do Opeth, o uruguaio Martín Méndez, que está há mais de 20 anos ao lado dos suecos e agora solta o primeiro trabalho de seu projeto. Aqui ele é o responsável pelas cordas, tendo ao seu lado os espanhóis Jordi Farré (bateria) e Eloi Boucherie (vocal).

 

Em guarani, a palavra Kuahary denomina o Sol. Para o povo Guarani é o principal regulador da vida na Terra e tem grande significado religioso. Todo o cotidiano deles está voltado para a busca da força espiritual do Sol, que na linguagem religiosa (sagrada) denomina-se Nhamandu. Ou seja, o significado do nome do álbum é profundo.

 

Profunda também é a sonoridade encontrada no disco. Trilhando o caminho do Death Metal progressivo, o trio consegue escapar das mirabolâncias vistas atualmente no estilo, praticando um som orgânico e visceral. Porém, equilibram bem o peso e expõem uma faceta bem soturna em sua sonoridade.

 

Martínez traz um trabalho de guitarras primordial, com riffs intrínsecos e solos oportunos. As linhas de baixo mostram sua especialidade, com timbres distorcidos, dando a sujeira na medida para a proposta. Enquanto isso, a bateria segue o caminho versátil das composições, que caminham por ritmos quase sempre quebrados, que hora ou outra caem em algo mais direto, seja cadenciado, mais dinâmico e até agressivos.

 

Eloi incrementa a empreitada com vocais cavernosos, que casam perfeitamente com a proposta. Não bastasse a essência acima da média do repertório de “Kuahary”, ainda há participação de Fredrik Åkesson (Opeth) em quatro solos de guitarra e Per Eriksson (Katatonia, Bloodbath) também com um solo nas seis cordas na faixa The One. Representa!

 

https://www.facebook.com/WhiteStonesOfficial/

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário