quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Kataklysm – “Unconquered”

(2020 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


O Kataklysm, outrora grande expoente do Death Metal canadense, chega agora ao seu décimo quarto disco de estúdio moldando de vez sua nova sonoridade. Após os ótimos “Of Ghosts and Gods” (2015) e “Meditations” (2018), o grupo assume sua identidade no Melodic Death Metal, porém sem cair em um local comum, neste novo trabalho.

 

Em primeiro lugar que a banda preserva muito de sua identidade, criada ao longo de quase trinta anos de carreira. Segundo porque sua sonoridade foi se moldando e se transformando com o tempo, isto é, jamais soou oportunista e/ou teve uma mudança brusca.

 

A adição de novos elementos foi acontecendo aos poucos e desde sempre certa melodia sondou sua música, sendo que foi ganhando doses maiores com o tempo. O mais interessante é a que a banda usa isso como um acessório e não como um carro chefe de tudo que permeia sua música.

 

O novo disco traz os riffs de guitarra tradicionais do fundador Jean-François Dagenais, com um contexto que massifica a sonoridade da banda, mesclando o tradicional do Death Metal com uma pegada atual e ganhando o ‘groove’ adicional do baixo de Stéphane Barbe. A bateria do estreante James Payne ajuda na intensidade, enquanto Maurizio Iacono, outro fundador, coloca suas linhas vocais a frente se mostrando sempre um ótimo vocalista com seus urros e berros.

 

Faixas como The Killshot, Underneath the Scars, Defiant e Icarus Falling se destacam em um repertório que oscila um pouco. Tudo devido a algumas composições receberem doses muito grandes de ‘groove’ e caírem num ar moderno um tanto quanto perigoso. No mais, um bom trabalho.

 

https://www.kataklysm.ca/

https://www.facebook.com/kataklysm

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário